O grupo de trabalho com servidores de várias áreas da administração municipal, formado no final de janeiro para dar agilidade ao uso das ferramentas do pacote tecnológico contratado junto a DRZ Geotecnologia e Consultoria Ltda. EPP a partir do processo de georreferenciamento, já tem resultados práticos para mostrar. Em reunião com o prefeito Beto Lunitti na manhã da última sexta-feira (10), na Sala de Reuniões do Gabinete, também com a presença de secretários municipais e técnicos da prestadora de serviços, foram apresentados o andamento e o alcance das possibilidades e também o cronograma de implantação de ações concretas que beneficiarão servidores, cidadãos e empresas de Toledo.
A partir das imagens aéreas obtidas pelo georreferenciamento, e também por imagens terrestres no processo denominado 360o, concluído no ano passado, três secretarias já reúnem condições técnicas e passaram a discutir meios de implantar e/ou atualizar serviços e projetos em curto e médio prazo.
Com dados mais exatos sobre localização e quantidade de árvores, a Secretaria do Meio Ambiente poderá agora iniciar o processo de revisão do Plano Municipal de Arborização Urbana. Outro exemplo de aplicabilidade diz respeito ao cadastro técnico imobiliário, que poderá ser atualizado a partir das imagens obtidas, as quais detectaram ampliações que ainda não foram informadas à Secretaria da Fazenda e Captação de Recursos.
Uma mudança radical se dará no âmbito do Departamento de Aprovação de Projetos, subordinado à Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo e responsável pela concessão do alvará necessário para o início de obras. Em breve, este trâmite poderá ser feito, online, em plataforma específica, com o envio digital de todos os documentos exigidos para o processo, sem necessidade de comparecer presencialmente ao Paço Municipal. Com este conteúdo em mãos, os técnicos do setor farão a análise estritamente legal do projeto, autorizando ou não sua execução a partir do preceituado pelo Código de Posturas do Município, das Leis de Parcelamento, Zoneamento e Ocupação do Solo Urbano, entre outros regramentos.
No Meio Ambiente, a identificação individual das árvores trará informações fundamentais para a atualização do Plano Municipal de Arborização, que já está em andamento e terá elementos digitais tanto para sua elaboração como para a fiscalização e desenvolvimento. Na área da Fazenda, uma novidade imediata é a possibilidade de atualização e justificação das informações do Cadastro Técnico Imobiliário, a partir das imagens do georreferenciamento.“Este contrato firmado com a DRZ deu ao município um pacote tecnológico para a implantação de uma plataforma de gestão que estamos chamando de Governo Digital, que tornará a administração municipal mais eficiente e a vida de cidadãos e empresas menos burocrática”, pontua o secretário especial de Governo, Marcio “Pena” Borges.