Inovação e eficiência pautaram ações da Secretaria da Administração em 2022

Publicado: Sex, 20/01/2023 17:02
  • Várias novidades em prol da gestão pública, dos servidores e da população em geral foram implementadas pela pasta no decorrer do ano passado
    Várias novidades em prol da gestão pública, dos servidores e da população em geral foram implementadas pela pasta no decorrer do ano passado

 

Dando continuidade à série de entrevistas do prefeito de Toledo, Beto Lunitti, com o seu secretariado, o Papo de Gabinete com o titular da Secretaria da Administração, Andriws Todeschini Prestes, apresentou uma série de realizações desenvolvidas pelo setor que é responsável, segundo o chefe do Executivo Municipal, por “fazer a máquina girar”. Em sua fala, o gestor enfatizou que todas estas ações têm como finalidade melhorar o relacionamento entre o poder público e a população.

Beto lembrou que todos os setores do poder público local dependem, em algum grau, da Secretaria da Administração, pois abriga departamentos vitais para o bom andamento da gestão pública, como o de Compras, Licitações e Contratos e o de Tecnologia da Informação. “Estamos procurando meios de desburocratizar tanto os serviços oferecidos ao cidadão quanto aos fluxo internos entre os órgãos do governo municipal. Por isso, instituímos o e-Processo, uma ferramenta importante para atingirmos a meta do ‘papel zero’ até 2024, isto é, abolir o papel no trâmite de atos administrativos até o fim deste mandato”, comenta. “Com isso, será possível promovermos mais transparência e economicidade em nossas ações, pois muitas informações de interesse da sociedade e dos órgãos de controle estarão mais acessíveis, o que foi facilitado pelo desenvolvimento de um novo layout para o Portal do Município”, exemplifica.

Andriws também falou de outros órgãos que estão sob sua gestão, como o Almoxarifado Central, o Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, e os departamentos de Frotas e Patrimônio. “Estamos em contato permanente com todos os setores e, dessa maneira, estamos atuando fortemente tanto para qualificar o trabalho realizado por nossos servidores quanto para o objetivo de colocar a ‘prefeitura na palma da mão’ dos munícipes, disponibilizando de forma online serviços importantes para cidadãos e empresas”, observa. “Um passo importante nesta direção foi dado com o trabalho de georreferenciamento do nosso território, mas vale destacar também o que foi feito para a melhoria da conexão à internet nos órgão públicos municipais”, acrescenta.

O prefeito aproveitou a ocasião para destacar o trabalho da Cozinha Social, que também integra o escopo da Secretaria da Administração. “Nossa gestão trata a questão da segurança como prioridade e, do início de 2021 até aqui, foi realizado um trabalho fantástico por este departamento, que é responsável pelo fornecimento das refeições da merenda escolar e dos restaurantes populares. Neste ano novo que se inicia queremos assinar convênio com o Governo do Estado para podermos ter aqui um Banco de Alimentos e, assim, podermos fazer ainda mais políticas públicas nesta área”, salienta.

Encerrando a live, Andriws, que assumiu a titularidade da Secretaria da Administração em 1º dezembro de 2022, reforçou seu compromisso de promover ações focadas na qualidade do serviço público. “Quem vê de fora, pode até enxergar a reforma que estamos fazendo no entorno do Paço Municipal, mas, por dentro deste e de outros prédios, queremos transformar a maneira de lidar com o serviço público, atendendo tanto ao interesse da gestão quanto o da sociedade”, pontua.