Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio elege nova diretoria

Publicado: Seg, 26/05/2025 15:26
  • Representante do IDR/PR, Leodacir Francisco Zuffo será o presidente do CMDAT no biênio 2025-2027, assumindo no lugar de João Luis Raimundo Nogueira
    Representante do IDR/PR, Leodacir Francisco Zuffo será o presidente do CMDAT no biênio 2025-2027, assumindo no lugar de João Luis Raimundo Nogueira

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo (CMDAT) elegeu sua nova mesa diretora para o biênio 2025–2027. A presidência do órgão será assumida pelo engenheiro agrônomo Leodacir Francisco Zuffo, representante titular do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), que assume o lugar de João Luis Raimundo Nogueira.

A vice-presidência ficará sob responsabilidade do secretário municipal da Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli. A mesma pasta também marcará presença na secretaria executiva do CMDAT, que será conduzida pela diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, Daliana Hisako Uemura Lima. 

O novo presidente do CMDAT enfatiza que Toledo é, indiscutivelmente, uma das grandes potências do agronegócio brasileiro, resultado de uma combinação entre solo fértil, espírito empreendedor do produtor rural e a atuação estratégica de cooperativas, agroindústrias e instituições. “Aqui, formamos uma cadeia produtiva robusta, moderna e altamente integrada, na qual o trabalho coletivo tem proporcionado resultados concretos, sendo, por 11 anos consecutivos, o maior VBP [Valor Bruto da Produção] Agropecuário do Paraná, consolidando-nos como referência nacional em produtividade, organização e inovação’, analisa Zuffo.

O representante do IDR-PR destaca ainda que o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo atua como um espaço essencial de construção coletiva, reunindo diferentes vozes para promover o desenvolvimento sustentável e integrado deste setor. “O agro precisa ser mais do que eficiente — precisa ser inteligente, sustentável e inclusivo e nós trabalhamos para fomentar políticas públicas, articular ações estratégicas e apoiar projetos estruturantes, garantindo que o setor produtivo rural esteja preparado para os desafios e oportunidades dos próximos anos”, salienta.

O secretário municipal da Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, ressalta que o Conselho assume um papel ainda mais estratégico na construção de políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento rural, fortalecem a produção local e valorizam os produtores que fazem de Toledo uma referência no agronegócio paranaense. “O CMDAT é um espaço de diálogo, planejamento e articulação entre o poder público, entidades representativas e a sociedade civil, uma atuação conjunta que contribui para um agronegócio mais forte, inovador e sustentável”, salienta. “Acreditamos na importância de um conselho ativo, representativo e comprometido com o futuro do campo e com o desenvolvimento rural do nosso município”, reforça.