A Prefeitura de Toledo realiza, nesta sexta-feira (26), às 9h, a entrega oficial da Horta Agrocidadão, projeto desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Proteína Animal (Smap). A cerimônia será realizada na esquina das ruas Pedro Nardi e Silvia Manica, no Jardim Santa Clara IV, e integra a programação do Junho Verde.
A iniciativa transforma áreas urbanas em espaços de produção de alimentos, promovendo segurança alimentar, inclusão social, educação ambiental e fortalecimento dos vínculos comunitários. O projeto-piloto no Santa Clara IV visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, que, além do cultivo das hortaliças, recebem orientações sobre manejo, produção e comercialização dos alimentos.
Desenvolvida por meio de uma parceria entre diferentes secretarias municipais, instituições e entidades, a Horta Agrocidadão também busca incentivar hábitos alimentares saudáveis, estimular a agricultura urbana e ampliar as oportunidades de geração de renda para os participantes. Para a implantação da estrutura, a Smap adquiriu equipamentos e oferece suporte técnico às famílias envolvidas no projeto.
A entrega da primeira unidade do Horta Agrocidadão se dá no contexto do Junho Verde. A programação, organizada pela Prefeitura de Toledo em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, reúne diversas ações de educação ambiental e incentivo a práticas sustentáveis ao longo do mês.