Agência do Trabalhador terá Dia D para atendimento exclusivo para pessoas com deficiência

Publicado: Seg, 18/09/2023 17:19 | Modificado: Ter, 19/09/2023 18:51
  • As ações acontecem nesta quinta-feira, 21 de setembro, em função do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
    As ações acontecem nesta quinta-feira, 21 de setembro, em função do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

 

A Agência do Trabalhador de Toledo fará uma ação diferenciada no dia 21 de setembro e atenderá exclusivamente pessoas com deficiência (PCD). Esse “Dia D” como é chamado acontece em todo o Brasil em função do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída por meio da Lei Nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. 

 

O coordenador de Políticas para Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Júnior Rasbolt, diz que ações como essa contribuem, principalmente, para a dignidade da pessoa. “Essa ação busca a promoção de oportunidades para as pessoas com deficiência alcançarem o seu emprego, um pleno emprego, com dignidade, com respeito, com acessibilidade, com infraestrutura e, por outro lado, as empresas também têm a oportunidade de alcançar o público que elas precisam para as suas vagas num único momento, numa única oportunidade e isso é uma soma de fatores que convergem em benefício da pessoa com deficiência”, explicou Rasbolt.

 

Esse é o primeiro ano em que a Central de Libras da SMDH vai ofertar acessibilidade às pessoas surdas e ou com deficiência auditiva nessa ação. “Queremos promover o acesso das pessoas com deficiência ao pleno emprego, com os recursos de acessibilidade. Isso significa que as pessoas com deficiência estarão ingressando também no mercado consumidor. Não estamos falando apenas de trabalho, nós estamos falando da chance da pessoa com o seu salário ir numa loja, no comércio local e poder comprar uma roupa, um calçado, uma televisão, enfim, comprar o que ela quiser com o seu salário. Isso é muito importante. Ao consolidar esse ciclo, temos uma chance enorme de proporcionar a dignidade da pessoa”, complementa o coordenador. 

 

O atendimento exclusivo para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS acontecerá das 8h às 12h junto com as empresas Amigão Supermercados, BRF, C-Vale, Fiasul, Grupo Muffato, Prati Donaduzzi, Primato Cooperativa Agroindustrial e Stock Atacadista. 

 

Serão ofertadas vagas exclusivas para pcds de Atendente de padaria, Auxiliar de açougueiro, Empacotador, Operador de caixa, Repositor, Operador de processo de produção, Assistente administrativo, Auxiliar de produção, Assistente administrativa e Operador de máquinas fixas. 

 

A partir das 13h30 o público poderá assistir a palestra “Inteligência Emocional no Ambiente Social e Profissional. A palestra será aberta à população e contará com intérprete de Libras. 

 

Segundo o diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo de Souza, às pessoas PCDs que chegam até a Agência são tratadas com carinho e respeito. “Nós organizamos uma programação especial. Nós também vamos divulgar um curso de Noções de Rotinas Administrativas para pessoas com deficiência entre os dias quatro de outubro e primeiro de novembro, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) e o Senai. Além da contratação e da palestra, teremos essa possibilidade do curso específico para os PCDs se inserirem no mercado de trabalho”.

 

Rodrigo disse que esse ano houve a procura de 114 pessoas com deficiência na Agência do Trabalhador. Dessas, mais de 40 tiveram êxito e foram contratadas, pois é realizado uma avaliação de perfil de cada candidato.