Autoridades de Foz buscam soluções e parcerias na Agência do Trabalhador de Toledo

Publicado: Ter, 08/04/2025 17:21 | Modificado: Qua, 09/04/2025 17:30
  • O protagonismo de Toledo é evidenciado diariamente com as ações desenvolvidas pelo município que envolvem as relações com o mercado de trabalho
    O protagonismo de Toledo é evidenciado diariamente com as ações desenvolvidas pelo município que envolvem as relações com o mercado de trabalho
  • O protagonismo de Toledo é evidenciado diariamente com as ações desenvolvidas pelo município que envolvem as relações com o mercado de trabalho
    O protagonismo de Toledo é evidenciado diariamente com as ações desenvolvidas pelo município que envolvem as relações com o mercado de trabalho

 

A Agência do Trabalhador de Toledo recebeu a visita de uma comitiva da Prefeitura de Foz do Iguaçu, para conhecer os trabalhos realizados pelo município em relação a políticas de emprego. O interesse surgiu após a participação da equipe no Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego - Região Sul, realizado pelo Ministério do Trabalho em Porto Alegre no último mês. Ao tomar conhecimento das estratégias adotadas em Toledo, o grupo agendou uma visita in loco. 

Segundo a diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Cátia Fritzen, a equipe veio conhecer os trabalhos para melhorar a expertise na cidade da fronteira. “Viemos para buscar ideias de como podemos melhorar a qualidade do nosso Sine de Foz. O trabalho da Agência de Toledo está otimizado com o desenvolvimento de ferramentas eficientes, teoricamente simples e gratuitas, e consegue juntar a empresa que precisa de mão de obra e a pessoa que está procurando uma ocupação. Então a Agência consegue cruzar isso e a efetividade está muito boa, desde o Currículo Top ao filtro que faz com relação ao perfil da vaga para achar a pessoa certa, que ela faz com muita inteligência”, relata a diretora. 

O diretor de Programas e Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura (SMDE), Osmar Santini, relata que a visita também pretendia verificar as boas práticas da cidade que possam ser adaptadas à realidade de Foz do Iguaçu. 

“Nosso principal objetivo é formatar um bom programa de empregabilidade para o futuro, também olhando para o munícipe, olhando para quem está chegando de outras cidades, olhando para a população em vulnerabilidade social e, não menos importante que isso, também olhando para a empresa”.

O diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza, apresentou os programas e as estratégias adotadas para facilitar a comunicação mais assertiva entre as empresas que disponibilizam as vagas de trabalho e os interessados em preencher as vagas. 

“Nosso papel é criar oportunidades. E não adianta pensar só em Toledo e não pensar na região. É bacana essa troca e interação entre agências, pois as experiências podem dar certo em um lugar e não dar certo em outro. Sempre tentamos entender a realidade e tentamos fazer diferente para obter melhores resultados”, avalia Rodrigo. 

Além da visita presencial da equipe, que também contou com a presença do coordenador da Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu, Ademar Bordignon, uma reunião virtual foi realizada com a Agência de Campo Mourão, reafirmando o protagonismo de Toledo nas demandas que envolvem as relações com o mercado de trabalho.