Artista de Toledo integra equipe de produção artística internacional

Publicado: Qua, 28/02/2024 07:54
  • Artista de Toledo integra equipe de produção artística internacional
    Artista de Toledo integra equipe de produção artística internacional

 

O convite para integrar a equipe de artistas brasileiros foi recebido com alegria pelo Isaac, que é grafiteiro em Toledo e tem diversas artes espalhadas pela cidade e pela região oeste do Paraná. Isaac vai integrar junto com mais três artistas do graffiti o Flame Brazil Team, que vai representar o Brasil em três países europeus durante o mês de março, realizando produções diversas de graffiti em eventos e demais espaços.

A Flame Paint é uma das principais indústrias de tintas sprays do mundo e está patrocinando a ação junto com a Art Cans, que é a revendedora oficial da marca no Brasil e idealizadora do Flame Brasil Team. O objetivo principal do projeto é proporcionar aos artistas a participação em eventos e intervenções de Graffiti na Europa para a realização de produções que chamem atenção para o tema do meio ambiente e o uso de produtos sustentáveis, como os sprays produzidos pela Flame, que são produtos atóxicos e não agressivos ao planeta.

Haverá ainda uma visita na fábrica da marca que fica em Atenas, na Grécia, e intervenções e intercâmbio com artistas europeus em Roma, na Itália, e Madrid, na Espanha. Além de Isaac, a Flame Brasil Team conta com os artistas Fernando Fhero, Carlos Henrique de Jesus Zornitta, Márcio de Souza Luchtemberg “Zion" e o fotógrafo e videomaker Júlio Cezar da Silva Neves, que vai registrar toda a viagem e as produções realizadas. “É uma oportunidade que todo artista busca de poder quebrar barreiras e fronteiras através da arte, ampliar os horizontes e trocar com outros artistas e espaços de valorização da arte e da cultura urbana, aqui representada pelo graffiti”, comenta Isaac, que já teve a oportunidade de divulgar sua arte em diversas cidades do Brasil e também nos Estados Unidos.

O artista ainda vai aproveitar a viagem para iniciar captações e registros audiovisuais para o curta metragem que vai dar sequência na série documental “Cultivando Arte” que deve ser lançado até o final de 2024. O Curta metragem foi contemplado na etapa municipal da Lei Paulo Gustavo e vai trazer como tema central o o graffiti, as artes urbanas visuais em Toledo e sua relevância cultural e identitária na cidade, utilizando como tema  principal relatos da vida pessoal e profissional de Isaac. "A produção vai fazer um paralelo entre a vida, as obras e intervenções artísticas do Isaac e o território em que está inserido, com suas formas de ocupação e expressão, apresentando a arte e o graffiti como vetor de transformação pessoal e profissional.” completa Mariana Gouveia, responsável pela produção.

Confira uma prévia da série documental Cultivando Arte aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gxubG8_hPfs

Sobre o artista - Isaac é natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, e mora em Toledo há mais de vinte anos. Atua com Graffiti desde 2012 e tem qualificação em cadeia cultural e economia criativa pela UEL. Contribui ativamente com a cidade e seu desenvolvimento artístico, social e cultural, desenvolve o projeto A COR DAR de arte educação com oficinas de graffiti para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, já atendeu diversos municípios da região e mais de 2000 crianças ao longo do projeto. Isaac recebeu em 2023 Premiação Artes Plásticas e Visuais pela Secretária de Cultura de Toledo e Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Toledo por sua atuação artística na cidade, além dos prêmios Memorial Vivências e Fundepar - Escolas Coloridas do Paraná  - em 2022.

O grafiteiro ainda tem forte atuação e engajamento com projetos sociais ligados a CUFA Paraná, do qual é coordenador em Toledo, realizando ações diversas de apoio a comunidades em vulnerabilidade com doações, distribuição de cestas básicas, vale gás, e etc. Também atua como produtor cultural e recentemente participou da produção da Taça das Favelas em Curitiba com a CUFA e é o atual presidente do Skate Clube Toledo, associação que fortalece a cultura e prática do skate. Foi o responsável junto a diretoria da associação e equipe pela realização do primeiro projeto de Escola de Skate de Toledo, iniciado em 2022 e em atividade até hoje.

Texto e foto: assessoria do artista