Com sessão para alunos da Ivo Welter, Cine CEU entra em cartaz nesta segunda (5)

Publicado: Sex, 02/06/2023 17:20
  • Cine-teatro do CEU das Artes foi reformulado e passará a exibir sucessos do cinema brasileiro e internacional para alunos de escolas e comunidade do entorno
    Cine-teatro do CEU das Artes foi reformulado e passará a exibir sucessos do cinema brasileiro e internacional para alunos de escolas e comunidade do entorno

 

O “Cine CEU”, projeto da Secretaria da Cultura que promove a exibição gratuita de filmes no cine-teatro do Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes), voltará a estar em cartaz. O retorno está marcado para esta segunda-feira (5), às 14h, quando alunos da Escola Ivo Welter assistirão a “Didi, o Caçador de tesouros”, filme de 2006 estrelado por Renato Aragão, Grazi Massafera, Francisco Cuoco e grande elenco.

Além de propiciar um momento diferente para estudantes do ensino básico, o Cine CEU também contemplará a comunidade do entorno, com sessões noturnas, a partir das 19h. A primeira delas está programada para terça-feira (6) e exibirá um dos maiores clássicos do cinema nacional: “O Auto da Compadecida”, filme inspirado em obra do escritor Ariano Suassuna que reúne grandes nomes da dramaturgia brasileira (Fernanda Montenegro, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Marco Nanini, Paulo Goulart, Diogo Vilela, Luís Melo, Rogério Cardoso, entre outros). “Embora tenha sido lançado há mais de 20 anos, este é um sucesso que ainda está vivo no imaginário coletivo. Ano que vem vão lançar o ‘Auto da Compadecida 2’ e é oportuno ‘refrescar a memória’ dos espectadores com essa grande história sendo apresentada na telona”, comenta o coordenador do CEU das Artes, Otniel da Silva Pereira.

Otniel explica que a estrutura de projeção foi totalmente reinstalada e alguns ajustes foram feitos para que a experiência de estar na sala de cinema (a única pública de Toledo) seja a melhor possível. “Temos um acervo razoável de filmes, separados por faixas etárias, e vamos exibi-los conforme as escolhas feitas pelas escolas que trouxerem alunos para as sessões nos períodos da manhã e da tarde. Quanto ao filme da noite, vamos divulgá-los nas redes sociais do CEU [Facebook e Instagram] e, num segundo momento, promover enquetes para decidir qual é o preferido do público em potencial”, explica.

Além das duas sessões já mencionadas, há ainda mais 26 programadas até o fim de junho. Serão dez às 9h (dias 6, 12, 13, 15, 19, 20, 22, 26, 27 e 29), sete às 14h (dias 6, 13, 15, 20, 22, 27 e 29) e nove às 19h (dias 13, 15, 16, 20, 22, 23, 27, 29 e 30).

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, destaca o caráter descentralizador do Cine CEU. “Além de receber capacitações nas áreas musical e do audiovisual, o cine-teatro do CEU das Artes foi projetado para exibição de filmes e agora este equipamento público poderá atender à comunidade do Santa Clara IV e dos bairros próximos de forma plena. É mais uma política que visa à democratização no acesso aos bens culturais e aproveito para convidar a população da região para prestigiar as sessões de cinema”, salienta.

Para mais informações, as escolas e pessoas interessadas em assistir aos filmes do Cine CEU podem ligar para os números (45) 99152-7942 (WhatsApp) e 3196-2382. “O cine-teatro do CEU das Artes tem espaço para receber até 90 espectadores. Por isso, nas sessões abertas ao público em geral, recomendo ligar durante o dia e conversar com nossa equipe sobre a disponibilidade de espaço”, aconselha Otniel.