Em visita a Toledo, maestro encanta-se com cenário cultural do município

Publicado: Seg, 05/06/2023 15:23
  • Jean Reis é diretor artístico de vários festivais de música erudita pelo Brasil e esteve na cidade para conhecer estruturas, além de propor parcerias em projetos
    Jean Reis é diretor artístico de vários festivais de música erudita pelo Brasil e esteve na cidade para conhecer estruturas, além de propor parcerias em projetos

 

Conhecido por ser o diretor artístico de vários festivais de música erudita pelo Brasil, o maestro Jean Reis esteve em Toledo no último fim de semana e ficou encantado com o cenário cultural que encontrou no município. O roteiro foi iniciado na tarde de sexta-feira (2), quando foi recebido pelo chefe do Executivo Municipal na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

Em seguida, a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, levou o maestro para os equipamentos públicos geridos pela pasta: Teatro Municipal, Casa da Cultura, Museu Histórico Willy Barth, entre outros. No dia seguinte, ele prestigiou as apresentações do 19º Encontro Municipal de Corais Professor Darcysio Fritsch.

Tanto na conversa com o prefeito Beto Lunitti quanto nas visitas realizadas nas estruturas da Secretaria da Cultura, ele reiterou sua admiração pelo trabalho realizado por Toledo neste segmento. “Não só confirmei as boas impressões que eu já tinha a partir do que ouvia aqui e ali, como tive uma ótima, inesperada e positiva surpresa ao conhecer as pessoas e as estruturas que fazem a cultura acontecer neste município, que promove tantos e bons festivais de diversas expressões artísticas”, relata.

Jean também veio com o objetivo de apresentar seu trabalho e propor parcerias com a Secretaria da Cultura de Toledo, os quais foram apresentados ao prefeito Beto Lunitti. “Seu trabalho é de qualidade inquestionável e, se as conversas avançarem, ficaremos satisfeitos em contribuir, sempre dentro do limite do possível”, pondera o gestor.

Rosselane compreende que a visita do maestro Jean Reis endossa a relevância do trabalho realizado pela Cultura de Toledo em nível nacional, e cita o recebimento, por dois anos consecutivos, do Certificado de Responsabilidade Cultural e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o 9º município do país com maior atratividade específica para atividades do setor. “Ele veio conhecer as atividades que realizamos para, quem sabe, alinhar parcerias e projetos para serem desenvolvidos em nosso município, os quais podem deixá-lo ainda mais em evidência no cenário nacional. Independentemente dos resultados deste diálogo, já estamos muito contentes por sermos lembrados por uma figura tão relevante na música clássica brasileira e isso certamente é fruto do nosso trabalho incansável para promover políticas públicas voltadas aos nossos artistas e ao público em geral”, avalia a secretária.