Festival de Teatro de Toledo começa domingo e contará com 14 espetáculos

Publicado: Ter, 18/04/2023 15:32 | Modificado: Qua, 19/04/2023 09:58
  • Festival de Teatro de Toledo começa domingo e contará com 14 espetáculos
    Festival de Teatro de Toledo começa domingo e contará com 14 espetáculos

 

A Secretaria da Cultura de Toledo acaba de divulgar a programação completa do Festival do Teatro de Toledo 2023, que terá início no próximo domingo (23) e seguirá até o dia 29 de abril (sábado). Com 14 espetáculos ao todo, o evento contempla públicos de todas as faixas etárias, sendo 10 peças para o público infanto-juvenil e quatro para o adulto – confira a sinopse, com local e horário de apresentação ao fim da matéria.

A entrada para todos os espetáculos é gratuita, sem necessidade de retirada antecipada dos ingressos. “A única exceção é para a peça ‘Autobiografia autorizada’, monólogo com Paulo Betti, ator consagrado e dono de uma carreira sólida. Neste caso, a entrada dependerá de convite que poderá ser retirado a partir desta quinta-feira, dia 20, na Casa da Cultura ou no Teatro Municipal”, explica a secretária da Cultura, Rosselane Giordani.

O Teatro Municipal, aliás, concentrará a maioria das apresentações. Contudo, estudantes de quatro escolas de comunidades do interior (São Luiz do Oeste, Vila Nova, Dez de Maio e Bom Princípio) terão um pouco do evento bem pertinho de casa. “Esta descentralização do festival reforça nossa política pública voltada à formação de plateia, algo que tem sido desenvolvido, por exemplo, com o programa Teatro na Escola”, comenta Rosselane.

A edição deste ano também chama a atenção pelos meios utilizados para os espetáculos serem contratados pela administração municipal. Mais da metade (8 – Pluft: o fantasminha, Severino faz chover, Construindo sonhos, Conexão perdida, Reciclável público, Colcha de retalhos, Sobre dragões e bolhas de sabão, e Arteísmo) foram selecionados via Edital de Chamamento Público nº 007/2023, voltado exclusivamente para companhias de teatro de Toledo e região. Em três (O carteiro, O melhor show do mundo: na minha opinião, e Autobiografia autorizada)  houve contratação direta por inexigibilidade de processo licitatório, dois (O castigo da soberba e Transitório) advêm de apresentações voluntárias e um (Contos e desencantos) se deu mediante parceria com o programa Correnteza Cultural, da Rede Regional da Bacia do Paraná 3 (BP3), entidade mantida pela Itaipu Binacional.

Rosselane destaca o alto nível das apresentações da edição deste ano do Festival de Teatro de Toledo. “Estamos muito felizes com a realização deste evento, que será um grandioso momento de celebração da arte. Teremos aqui espetáculos com atores e companhias de primeira qualidade para públicos de todas as idades, oferecidos gratuitamente à população, democratizando o acesso à cultura em nosso município”, salienta a secretária.

 

Programação

Confira abaixo o cronograma de espetáculos do Festival de Teatro de Toledo 2023. Por estarem sujeitos a alterações de datas, horários e locais, recomenda-se que os interessados em assisti-los acompanhem o conteúdo publicado na página da Secretaria da Cultura no Facebook.

 

ESPETÁCULOS PARA O PÚBLICO INFANTIL E INFANTO-JUVENIL

23/4 - domingo - 19h30 - O carteiro - Palhaço Ritalino

Local: Teatro Municipal de Toledo

O ator Tiago Marques dá vida a Ritalino, palhaço que nesta peça presta, com muito humor e leveza este trabalho, uma homenagem à profissão de carteiro(a). O espetáculo mostra um recorte do dia a dia deste profissional. Enquanto o dia passa, o carteiro entrega cartas, nem sempre encontra o endereço, às vezes encontra apenas um cão raivoso. Ele se relaciona com caixas e pessoas e vai criando relações cômicas e poéticas por onde passa. Não precisa consultar o rastreio toda hora: o Carteiro tá chegando! 

 

24/4 - segunda-feira - 9h e 14h30 - O melhor show do mundo: na minha opinião - Palhaço Ritalino

Local: Teatro Municipal de Toledo

A plateia vê um palco iluminado, mas após o terceiro sinal… cadê o show? Ritalino, o pipoqueiro mais espalhafatoso do mundo, invade a cena com seu tabuleiro de pipoca. Ele está ali pra faturar, mas os artistas não chegam e o palhaço decide entreter o distinto público. Como vê o show toda noite, pensa que será fácil. Mas como artista, ele é um completo desastre e é bem aí que está a graça. Foi com este espetáculo que Tiago Marques, criador deste adorável palhaço, conquistou, em 2018, o Prêmio Gralha Azul de melhor ator do Paraná.

 

25/4 - terça-feira - 9h - Pluft: o fantasminha - Associação Centro de Pesquisa Teatral (ACPT)

Local: Teatro Municipal de Toledo

Pluft é um fantasminha que vive com a sua mãe no sótão de uma velha casa à beira-mar. Tudo ia bem até a chegada inesperada do pirata Perna-de-Pau, que aparece à caça de um tesouro escondido no imóvel. O vilão traz consigo Maribel, sua prisioneira e neta do falecido capitão Bonança, que ali morava. Em uma aventura repleta de emoção e suspense, o fantasminha defenderá o seu território com a ajuda da menina. Para isso, precisarão superar seus medos: o dela, de fantasmas; o dele, de gente - uma bela reflexão sobre o temor em relação ao desconhecido.

 

25/4 - terça-feira - 14h30 - Severino faz chover - Cia. Trapos & Farrapos

Local: Teatro Municipal de Toledo

Inspirada na obra de Ana Maria Machado, a peça, adaptada por Virginia Maria Finzetto, conta a história do menino Severino e das dificuldades enfrentadas pelo seu povo no Nordeste brasileiro, como a seca e o processo migratório dos retirantes. Tomado pela esperança, Severino sonha em fazer chover e, apesar de todos os obstáculos, ele continua alegre e cheio de ideias. Junto de seus amigos trama vários planos para que o seu sonho e de todo seu povo se realize. E aí, será que Severino faz chover?

 

26/4 - quarta-feira - 9h - Construindo sonhos - Mariane e Aurora Yukari

Local: Teatro Municipal de Toledo

Com direção de Kelly Laser e texto de Cleusa Pereira, o espetáculo é centrado nas personagens Palhaça Emengarda (Mariane Yukari) sua filha (Aurora Miki), que conduzirão o público a refletir sobre se “você conseguiu ser o que queria ser quando criança?”. O questionamento tem o objetivo de incentivar a plateia a relembrar sua trajetória pessoal, o tanto que conquistaram e o tanto que deixaram para trás. De uma forma lúdica, todos embarcam em descobertas e incertezas, sonhos retomados ou, quem sabe, novos sonhos.

 

26/4 - quarta-feira - 14h30 - Conexão perdida - Cia. Cênica

Local: Teatro Municipal de Toledo

Divertido e interativo, o espetáculo, dirigido por Aline Fernandes, é constituído por quatro esquetes em que se trabalham os temas “tecnologia” e “futuro” sob a óptica de idosos. Um velório do futuro, a busca pela alma gêmea, uma fila longa demais e uma disputa nada convencional – junte esses ingredientes com velhinhas simpáticas, a Dona Morte, redes sociais e uma boa dose de humor. Uma ida ao teatro e Conexão Perdida está pronta! Eis um espetáculo feito para todos se deliciarem! 

 

27/4 - quinta-feira - 14h - Contos e desencantos - Os Amadores Cia. de Teatro

Local: Escola Municipal São Luiz (São Luiz do Oeste)

A peça conta com uma mescla de personagens infantis, na qual Chapeuzinho Vermelho desrespeita sua mãe, levando a cestinha de guloseimas para a vovó pela floresta. No meio do caminho, Chapeuzinho acaba comendo as guloseimas deixando a floresta poluída. O Lobo Mau, que nesta estória é um defensor da floresta, encontra todo este lixo e fica enfurecido. Então entram os personagens da Cinderela, Bela Adormecida e o Porquinho, tentando ajudar o Lobo Mau a descobrir quem anda poluindo a floresta.

 

27/4 - quarta-feira - 14h - Reciclável público - Palhaças Pidi Mandô (Tayssa Camila) e Nublada (Alice Carine)

Local: Escola Municipal Osvaldo Cruz (Vila Nova)

O espetáculo conta o cotidiano de duas catadoras de papelão interpretadas por palhaças que reforçam o empoderamento feminino, envolvendo o público em um universo cheio de simplicidade, humor e educação, conscientizando a plateia sobre temas de extrema importância, como consumismo e responsabilidade social, ambiental e empresarial, compondo um cenário em que a conscientização se torna a principal ferramenta de transformação social. Todo este conteúdo é transmitido por meio de performances circenses, como malabarismo e palhaçaria.

 

28/4 - sexta-feira - 9h30 - Sobre dragões e bolhas de sabão - Virgínia de Araújo

Local: Escola Municipal São Dimas (Bom Princípio)

Ao perceber que os animais do planeta começaram a desaparecer misteriosamente e que a fada protetora das florestas foi raptada por um terrível dragão, um rapaz, com o objetivo de resgatá-los todos, decide embarcar em uma aventura cheia de desafios e aprendizados, exigindo dele muita coragem. A proposta da peça, da Akasha Produções Culturais, consiste em uma contação de histórias teatralizada, com dinâmicas interativas que estimulam a coordenação motora, o raciocínio lógico e a imaginação das crianças.

 

28/4 - sexta-feira - 14h30 - Colcha de retalhos - Nara Mattana

Local: Escola Municipal Miguel Dewes (Dez de Maio)

Colcha de Retalhos é um projeto artístico de literatura e contação de histórias com memórias afetivas e recordações, unindo sentimentos e gerações. O espetáculo é uma junção de vivências de pessoas que passaram pelo caminho da atriz, histórias reais, fantásticas e encantadas, com sabor de reconhecimento de pertença, onde muitas pessoas podem se identificar, se reconhecer nas palavras desenhadas dentro do espetáculo, possibilitando um passeio pela própria história do expectador, vivendo junto o espetáculo.

 

ESPETÁCULOS PARA O PÚBLICO ADULTO

25/4 - terça-feira - 19h30 - O castigo da soberba - Grupo Cachorro Afinado (alunos da Cia. Trapos e Farrapos)

Local: Teatro Municipal de Toledo

Baseada em um entremez (peça curta escrita em tom burlesco) composto por um ato assinado por Ariano Suassuna, a peça tem a linguagem própria da literatura de cordel. O enredo tem como protagonista um homem muito rico, que tinha honras de barão, e levava uma vida soberba e nada religiosa. De repente, começou a perder tudo o que tinha e, ao morrer, foi bater às portas do céu, mas sua entrada não será tão fácil. Antes, ele passará por um julgamento, tendo o Diabo como seu acusador, Nossa Senhora como sua defensora e Jesus como juiz. 

 

27/4 - quinta-feira - 19h30 - Transitório - Lysiane Baldo

Local: Teatro Municipal de Toledo

Resultado de uma série de experimentos que a atriz Lysiane Baldo realizou na esfera prática de suas pesquisas de mestrado, a peça tem como tema central o estudo da 'dramaturgia da memória autoficcional no teatro performativo'. Nesta direção, o trabalho fricciona as fronteiras entre  real e ficcional e sendo conduzida pelas memórias das mulheres de sua família e por suas próprias. Servem como elementos impulsionadores para a cena gravações em áudio de narrativas de sua avó materna, de sua mãe, fotografias e trechos de filmagens do contexto familiar.

 

28/4 - sexta-feira - 19h30 - Arteísmo - Arteístas

Local: Teatro Municipal de Toledo

O espetáculo é uma ode aos artistas de todas as vertentes e todas as linguagens, que matam um leão por dia para conseguir continuar exercendo sua profissão e um lamento pelo descaso com que se trata a arte em nosso país. Arteísmo é sobre ser artista, é sobre a beleza de criar. Dirigido por Maia Piva, todo espetáculo é inteiramente composto e encenado pelos alunos formados no curso técnico em Teatro do Colégio Eleodoro, em Cascavel, representando uma última fase desta caminhada antes de ingressarem no mercado profissional.

 

29/4 - sábado - 19h30 - Autobiografia autorizada - Paulo Betti

Local: Teatro Municipal de Toledo

Estrelado por Paulo Betti, "Autobiografia Autorizada" é um monólogo que marca a comemoração dos 40 anos de carreira do ator, que coleciona grandes sucessos no teatro, no cinema e na TV. Dirigida por ele e por Rafael Ponzi, a peça foi constituída e inspirada em textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, onde também fazia colagens de fatos da época, e também nos artigos semanais que escreveu por quase trinta anos para o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, cidade onde foi criado.