O grupo Jive For Five, formado por metais e percussão, foi o destaque do segundo dia do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap), levando ao palco do Teatro Municipal de Toledo um espetáculo que uniu performance musical e conhecimento histórico. Com um repertório versátil, o quinteto apresentou desde peças do período barroco até clássicos da música brasileira, passando pelo jazz e pelo blues, encantando o público com técnica e sensibilidade.
Juliano Marques Barreto, trompetista do grupo e maestro da Banda Sinfônica de Poços de Caldas, compartilhou sua trajetória musical iniciada ainda na infância. “Cresci em uma família de músicos. Meu avô era maestro em Poços de Caldas, e desde os cinco anos tive contato com instrumentos. Comecei a tocar trompete aos 11 anos, e hoje, aos 46, são 35 anos dedicados à música”, relembra.
Apesar da forte ligação com a arte desde pequeno, Barreto conta que não planejava seguir carreira musical. “Cheguei a tentar vestibulares para arquitetura e engenharia. Mas uma visita ao Conservatório de Tatuí mudou tudo. Me apaixonei pelo ambiente musical e decidi transformar a música em profissão — e não me arrependo”, afirmou.
Para Barreto, a música é mais do que profissão: é estilo de vida. “Ela nos traz benefícios mentais, motores e emocionais. Libera substâncias no nosso corpo que promovem bem-estar e satisfação. Estar à frente de grupos musicais é uma grande alegria”, comentou.
O Jive For Five, fundado em 2015 por amigos músicos que se conheceram em festivais, surgiu da vontade de explorar o vasto universo dos metais. “Cada integrante mora em uma cidade diferente, mas somos unidos pelo amor à música. É uma honra participar do Festimap e mostrar ao público de Toledo o potencial do nosso grupo”, acrescentou.
Além da apresentação no Teatro de Toledo, Barreto participa de oficinas e também estará na performance de encerramento do festival. “Toledo está de parabéns por sediar um festival dessa grandiosidade. Encontramos aqui músicos e alunos que são referência no Brasil e até no exterior”, elogiou.
O Festimap é promovido pelo Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura de Toledo. A programação segue até sábado (19). Nesta terça-feira (15), a atração será o concerto “Pianíssimo”, com a pianista italiana Serena Valluzzi, às 20h, no Teatro de Toledo.