OsterToledo projeta arrecadar 30 mil casquinhas de ovos para a ornamentação da Osterbaum

Publicado: Seg, 04/03/2024 16:38
  • OsterToledo projeta arrecadar 30 mil casquinhas de ovos para a ornamentação da Osterbaum
    OsterToledo projeta arrecadar 30 mil casquinhas de ovos para a ornamentação da Osterbaum
  • OsterToledo projeta arrecadar 30 mil casquinhas de ovos para a ornamentação da Osterbaum
    OsterToledo projeta arrecadar 30 mil casquinhas de ovos para a ornamentação da Osterbaum

 

Com a finalidade de reforçar e valorizar as tradições celebradas na Páscoa, a 2ª edição da OsterToledo será realizada dia 24 de março, das 9h às 18h, na Praça da Cultura. A festa é idealizada e organizada por Matilde Haus, com apoio da Secretaria do Agronegócio, da Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

As árvores escolhidas para serem as atrações da OsterToledo, que se transformarão na Osterbaum, já foram encontradas, estavam localizadas no distrito de Xaxim, em Toledo. “São árvores da espécie canela, que estão mortas e que tem uma altura aproximada de 25 metros de altura”, informa o engenheiro florestal, Paulo Jorge Silva de Oliveira, que está contribuindo voluntariamente com o evento. Uma árvore será montada na Praça da Cultura e a outra na Praça Willy Barth.

A OsterToledo que teve a primeira edição em 2023, para este ano, projeta a utilização de 30 mil casquinhas de ovos para a preparação da Osterbaum, árvore de galhos secos, que tem como símbolo a frieza e tristeza da morte de Jesus Cristo.

A idealizadora da festa, Sirlei Jaiana Kleinübing, disse que no ano passado eles encontraram a árvore na Linha Floriano. “A árvore colocada iniciamos o processo de decoração. Para a decoração iremos utilizar cerca de 30 mil casquinhas de ovos, lindamente pintadas, e com a ajuda de muitos voluntários, claro”, explica. Em 2023 foram utilizadas 20 mil casquinhas de ovos.

O processo de montagem da árvore leva aproximadamente três dias, também com a ajuda de voluntários. As casquinhas de ovos coloridos trazem a alegria da vida e representam o momento da ressurreição. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece.  Dentro do ovo está a vida.

20 de março - “Ainda estamos na fase de busca pelas casquinhas, e contamos com a colaboração das padarias, restaurantes, hotéis, enfim, pedimos a mobilização da comunidade para conseguirmos as 30 mil casquinhas necessárias. Vamos receber as casquinhas até o dia 20 de março”, reforça Sirlei Jaiana. As casquinhas devem ser higienizadas e entregues nos pontos de coleta. Um dos pontos de entrega é a Matilde Haus, Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 2.284 B, Jardim La Salle, em horário comercial.

Paulo Jorge disse que os interessados em colaborar com a doação das casquinhas de ovos podem entrar em contato com ele por meio do WhatsApp: (45) 99923 - 9333. “Estamos realizando uma campanha com as panificadoras, confeitarias e restaurantes. Quem quiser colaborar também, nós buscamos as casquinhas na casa da pessoa”. As padarias e restaurantes de Toledo estão colaborando para arrecadar as casquinhas de ovos, e também a Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social).

Participações - A 2ª OsterToledo terá as participações de diversas empresas locais, do Interact Clube Toledo Integração vai auxiliar em diversas atividades da Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte) e de diversas Secretarias Municipais de Toledo. 

Texto: Assessoria de imprensa do evento