Semana do Livro Infantil terá Conta Cultura em Cmeis, escolas e CEU das Artes

Publicado: Qui, 13/04/2023 14:59 | Modificado: Sex, 14/04/2023 08:43
  • Promovida pela Secretaria da Cultura de Toledo, atividade alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, será realizada entre amanhã e a próxima quinta-feira (14 a 20) - Foto: Carlos Rodrigues/Arquivo
    Promovida pela Secretaria da Cultura de Toledo, atividade alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, será realizada entre amanhã e a próxima quinta-feira (14 a 20) - Foto: Carlos Rodrigues/Arquivo

 

Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, lembrado anualmente em 18 de abril, a Secretaria da Cultura de Toledo, com o apoio da Secretaria da Educação, promoverá contações de histórias em escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) e no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) durante uma semana. A programação da Semana Municipal do Livro Infantil tem início nesta sexta-feira (14) com a estreia do projeto “Conta Cultura nos Cmeis”, a qual será dividida em quatro apresentações: duas no Cmei Ana Maria Zorzo (Vila Operária, às 8h45 e 14h20) e duas no Cmei Rita Luciane Franciscon (Jardim Santa Clara IV, às 10h e 15h20). 

O Santa Clara IV receberá ainda sessões do Conta Cultura na terça-feira (18) no CEU das Artes (às 9h e 10h) e na Escola Municipal Ivo Welter (às 16h30). No dia seguinte será a vez da Escola Municipal Walter Fontana (Vila Pioneira, às 10h15 e 16h15).

O encerramento do cronograma será com mais três apresentações do “Conta Cultura nos Cmeis” no Jardim Europa: duas no Cmei Katiúscia Gayardo (às 8h45 e 14h) e uma no Otília Stédile (às 10h). “Para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental já estamos oferecendo apresentações por meio do programa Teatro na Escola. Com esta Semana Municipal do Livro Infantil pretendemos, por meio do ‘Conta Cultura nos Cmeis’, será possível propiciar experiência semelhante aos estudantes da educação infantil”, observa a secretária da Cultura, Rosselane Giordani.

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril porque neste dia, em 1882, nasceu, em Taubaté/SP, Monteiro Lobato. O escritor foi o primeiro do Brasil a escrever obras dirigidas ao público infanto-juvenil, sendo que as mais famosas envolvem Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia e outros personagens que viviam no “Sítio do Picapau Amarelo”, clássicos da literatura que também ganhou as telas da TV e as telonas dos cinemas.