Teatro Municipal recebe domingo (3/11) o 20º Encontro Municipal de Corais

Publicado: Qui, 31/10/2024 15:44
  • Evento, que leva o nome do Professor Darcysio Fritsch, terá início às 18h30 e terá a participação de nove grupos vocais de Toledo e um de Jesuítas (convidado)
    Evento, que leva o nome do Professor Darcysio Fritsch, terá início às 18h30 e terá a participação de nove grupos vocais de Toledo e um de Jesuítas (convidado)

 

Neste domingo (3/11), o Teatro Municipal de Toledo será palco do 20º Encontro Municipal de Corais/Professor Darcysio Fritsch, um evento gratuito e aberto ao público, que promete uma noite repleta de talento e emoção. Marcado para iniciar às 18h30, o encontro reunirá dez grupos vocais locais.

O público interessado não precisará retirar ingressos antecipadamente, bastando comparecer ao local, que terá entrada franca. O evento, de caráter não competitivo, contará com a participação de nove corais de Toledo (Ação Social São Vicente de Paula, Da Paz/IECLB Toledo, Doce Melodia, Encanto de Viver, Feminino CAA/OAB Toledo, Feminino Encanto Sul, Santa Maria, Sicoob Meridional e Unioeste/Toledo) e um, convidado, de Jesuítas (Culturarte Copacol).

Todas as apresentações serão avaliadas por Eliel Neres Joaquim, que possui licenciatura em Educação Musical, bacharelado em Violino e especialização em Arranjo Musical. Atualmente, ele é orientador de atividade do Centro de Difusão Musical do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e regente do Coral Sicoob Metropolitano. 

Para mais informações sobre o encontro, basta acessar: http://www.toledo.pr.gov.br/portais/cultura/festivais. “É uma honra e uma oportunidade de celebrar o talento e o esforço de coristas que dedicam tempo e energia à música coral. Eventos como este são fundamentais para preservar e expandir nossa identidade cultural”, salienta a secretária da Cultura, Priscila Kassandra Turetta.

 

Quem foi Darcysio Fritsch?

O maestro Darcysio Fritsch foi o idealizador do Encontro Municipal de Corais. Este foi um entre tantos legados deixados pelo músico, que faleceu em maio de 2021, aos 82 anos de idade, em decorrência de complicações causadas por um acidente vascular cerebral (AVC), deixando um legado impressionante. 

Ele foi, por 57 anos (54 na condição de maestro), integrante do Coral Cristo Rei, um dos mais tradicionais do Paraná. Além disso, atuou como professor por várias décadas de teoria musical da Casa da Cultura de Toledo, período em que contribuiu com a cultura toledana de muitas formas: uma delas, em 2010, na gravação de uma nova versão do hino do município. 

No âmbito religioso, esteve em evidência quando regeu o Coral Cristo Rei nas cerimônias de ordenação episcopal de Dom Anuar Battisti e Dom Irineu Roque Scherer (in memorian), em 1998, e na de Dom Odilo Pedro Scherer, em 2002 (ano em que recebeu o título de Cidadão Honorário de Toledo).  Seguindo o estabelecido pelo Decreto nº 516/2022, desde 2023 Darcysio dá nome ao Encontro Municipal de Corais.