O Dia das Crianças em Toledo será movimentado pelo encerramento da etapa local do 5º Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná (Festin), com quatro peças que serão encenadas no Teatro Municipal. Os espetáculos estavam inicialmente programados para o Parque Ecológico Diva Paim Barth, mas foram transferidos em virtude das fortes chuvas que caem em toda a região – por este mesmo motivo, outras atrações que estavam programadas no cartão postal da cidade – como a feira de adoção de animais e os brinquedos infláveis do RecreAção – foram canceladas.
O cronograma de peças inicia-se às 15h, com a Cia. Teatral La Trapera, de Pindamonhagaba/SP apresentar a peça “Piragui”. Às 16h o palco do Teatro contará com “O Papel Roxo Maçã”, da Yepocá Cia. de Teatro, de Belo Horizonte, que disponibilizará a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Sinais). Às 17h, Aline Fernandes (Grupo Put's de Teatro/Toledo) apresenta "Os animais do zodíaco chinês". Às 17h30, para encerrar o festival, a Cia. Naniko’s Circus, de Guarulhos/SP, encenará “A Obra”.
O que aconteceu até agora…
Iniciado no último sábado (8), os quatro primeiros dias do Festin em Toledo foram de puro encantamento e democratização da arte. Apresentada na tarde de sábado (8) em São Luiz do Oeste e na tarde de domingo (9) no Diva Paim Barth (com presença de intérprete de Libras), a peça “A Fábula do Dejavú Infinito” (Cult ProArt/Campo Mourão) foi muito aplaudida por crianças e adultos. Ainda no domingo à tarde, o cartão postal de Toledo recebeu a peça "Os animais do zodíaco chinês", uma contrapartida que a atriz e diretora Aline Fernandes aos recursos advindos da Lei Aldir Blanc.
A magia do teatro foi elevada à enésima potência com o espetáculo “El truco de Olej”, encenado (com audiodescrição) no Teatro Municipal pela Kompanía Romarelli, de Montevidéu/Uruguai nas noites de sábado e domingo. Outra presença internacional do Festin foi a da Cia. La Feliz Comitiva, de Tucumán/Argentina, que apresentou a peça “¿Que Pulga Picó a Pulga?” na manhã de segunda-feira (10) na Escola Amélio Dal Bosco e na tarde de terça-feira (11) na Escola Shirley Lorandi.
Enquanto isso, a Yepocá apresentava, na Escola Walter Fontana, o “Sem Fonia Musical” (com intérprete de Libras). Na tarde de segunda (com intérprete de Libras) e na manhã de terça, o picadeiro do Circo da Alegria (anexo à Escola Anita Garibaldi) foi o palco para “O Mago das Megabolhas” (MB Produções Artísticas/Guaíra-PR) dar um verdadeiro show.
Em outra escola, a Carlos João Treis, o Núcleo Ás de Paus, de Londrina, apresentou nesta terça, de manhã e à tarde, o “Encontro de Gigantes”. Por sua vez, o Teatro Municipal serviu de palco para as peças “Piragui” na manhã de segunda e “Tchu Tchu Tchu” (Cia. ParaladosAnjos/Campinas-SP) na noite de segunda (com audiodescrição) e na tarde desta terça – mais uma sessão, também com audiodescrição, está marcada para a noite desta terça no Teatro Municipal.