Instituído pela Lei nº 1.476/1988, o Dia do Pioneiro será celebrado com uma ampla programação. A data, lembrada anualmente em 27 de março, faz alusão à chegada, em 1946, da primeira caravana de colonizadores, formada por 14 trabalhadores a serviço da Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná (Maripá), empresa que promoveu o desenvolvimento urbano e rural nos primeiros anos de história de Toledo.
A homenagem aos pioneiros inicia-se um dia antes, com missa na Catedral Cristo Rei às 8h e culto na Igreja Evangélica Luterana (Igreja do Sino), às 9h. Ainda no domingo, às 18h, no Teatro Municipal, haverá o lançamento do documentário “Memórias de Toledo”, uma produção da L´Avant Filmes patrocinada pela Prati-Donaduzzi (por meio da Lei de Incentivo à Cultura) e apoiada pela Secretaria Municipal da Cultura – ao todo, 50 famílias pioneiras foram entrevistadas para o filme.
Já na segunda-feira (27), às 9h30, será realizada a inauguração do busto de Diva Paim Barth na entrada do Horto Florestal do parque ecológico que tem o nome da homenageada. Às 10h30 inicia a recepção, no Green Hall (Av. Min. Cirne Lima, 4050), do 34º Encontro dos Pioneiros para o qual estão sendo esperadas cerca de 1.000 pessoas que integram famílias que chegaram a Toledo até 1952.
Os atos solenes terão início às 11h e, além do discurso das autoridades, incluirão o lançamento do livro “Toledo 70 Anos: presente, passado e futuro”. Elaborado pelas equipes do Gabinete do Prefeito (departamentos de Jornalismo e Comunicação) e das secretarias da Cultura e do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico que apresenta, por meio de fotos, textos e infográficos inseridos em um layout leve e fluente, um panorama histórico de sete décadas de existência do município.
Os convidados do 34º Encontro dos Pioneiros serão os primeiros a receber os exemplares da obra que retrata a história que eles e seus familiares ajudaram a escrever. “É um evento que tem o objetivo de reunir todos os pioneiros do município, além de fazer com que eles interajam entre si e com as novas gerações, buscando dar continuidade ao processo histórico”, observa a secretária da Cultura, Rosselane Giordani.