Diretores de escolas e cmeis de Toledo são definidos para mais uma gestão

Publicado: Qua, 07/12/2022 11:14
  • Smed divulga resultado das eleições 2022 para direção de escolas e cmeis municipais
    Smed divulga resultado das eleições 2022 para direção de escolas e cmeis municipais

 

A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed), realizou na última semana de novembro de 2022 as eleições para o cargo de direção das escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) do município. O resultado foi publicado nesta quarta-feira (07) no Diário Oficial do município e a relação dos eleitos consta a partir da página 40

“A eleição para diretores em Toledo é uma das formas mais democráticas de se escolher uma pessoa para ocupar o cargo de gestor na escola, sendo esta um dos principais mecanismos da gestão democrática da educação, já que possibilita que a comunidade escolar escolha ou aponte os caminhos para essa nomeação”, declarou a diretora do Sistema Municipal de Ensino da Smed, Luci Graciela Kuhn.

Os diretores serão nomeados para assumir a função a partir de 1º de janeiro de 2023 e ficarão no cargo por dois anos. A Lei R 118 de 2014 estabelece todos os critérios para o servidor que queira se candidatar para a função de direção escolar e garantem o envolvimento democrático da comunidade escolar. 

Eleições - A Smed divulgou nesta quarta-feira (07) o resultado oficial das Eleições para Direção. As 32 escolas tiveram candidatos pleiteando a função. Destas, uma não teve o quórum suficiente de votantes para validar o processo e em quatro delas não houve candidatos. 

Dos 30 Cmeis, 17 tiveram candidatos. O processo eleitoral do Cmei Dalva Weinert Nogueira foi reagendado e será realizado no próximo dia 19 de dezembro. Os demais 13 Cmeis terão indicação da Smed. Quando há inauguração da unidade, a regra indica ser necessário ao menos um ano para a realização de eleições para a direção. 

A secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, reforçou sobre a importância do processo democrático ser construído em cada comunidade escolar. “A direção ocupa um papel estratégico na condução da escola ou Cmei, mas é sempre válido lembrar o quanto é importante que os pais se envolvam na rotina diária para garantir o sucesso do trabalho educativo, administrativo e pedagógico de cada unidade”, frisa Marli.