Nesta terça-feira (7) a Escola Municipal Arsênio Heiss recebeu o projeto Recicla Óleo, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em parceria com a empresa Mix Ambiental. Essa foi a décima segunda instituição de ensino a receber o projeto das 14 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que aderiram à iniciativa.
O projeto é desenvolvido em conjunto com as Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) e tem como objetivo orientar estudantes e famílias sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado.
Para a coleta, galões identificados foram deixados pela empresa nas escolas participantes. O óleo deverá ser armazenado em garrafas pet devidamente fechadas e depositado nos recipientes instalados nas instituições. Quando os recipientes estiverem completos, a empresa realizará a coleta do material, que será encaminhado para reciclagem e produção de biocombustível.
A quantidade arrecadada também gera um retorno financeiro para as escolas, por meio das APMFs, que terão autonomia para definir a aplicação dos recursos em benefício dos estudantes.
O evento contou com a presença das coordenadoras do projeto na Smed, Sandra Kopeginski e Daniela Trindade Hintz. Segundo Sandra, pequenas ações realizadas diariamente podem gerar impactos positivos para o meio ambiente. “Essa iniciativa é muito importante para ensinar as crianças e suas famílias, mostrar que o óleo não pode ser jogado em pias, ralos ou até mesmo no solo. Essas pequenas atitudes com certeza geram grandes impactos para um futuro mais sustentável e começar com as crianças, faz com que elas cresçam com esse conhecimento de cuidar do meio ambiente”, comentou.