Município assina Termo de Fomento com Ledi Mass e Aldeia Betesda

Publicado: Qui, 04/01/2024 16:17 | Modificado: Sex, 05/01/2024 17:30
  • As entidades receberão recursos para ampliar o atendimento de alunos bolsistas na modalidade de creche e pré-escola
    As entidades receberão recursos para ampliar o atendimento de alunos bolsistas na modalidade de creche e pré-escola
  • As entidades receberão recursos para ampliar o atendimento de alunos bolsistas na modalidade de creche e pré-escola
    As entidades receberão recursos para ampliar o atendimento de alunos bolsistas na modalidade de creche e pré-escola

 

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), assinou na manhã desta quinta-feira (04) um Termo de Fomento garantindo o repasse de recursos para duas entidades exercerem serviços educacionais na modalidade  creche e pré-escola. O ato aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura e contou com a presença de representantes das entidades beneficiadas, Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Mass-Lions e do Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda. 

O prefeito Beto Lunitti assinou o Termo que autoriza o repasse de R$57.124,86 para a Aldeia Betesda e R$136.464,92 para a Ledi Mass. Conforme previsto no Chamamento Público Nº 16/2023, os valores serão pagos de forma parcelada, conforme a vigência do Termo (12 meses) e após a comprovação efetiva do atendimento proposto. 

“A educação para nós é política central”, afirmou o prefeito Beto Lunitti ao discutir tratativas para melhorar, em todos os aspectos, as condições dos alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino e por aqueles em que a prefeitura subsidia o atendimento em entidades beneficentes. 

Para o secretário de Educação interino, Vinícius Augusto Ayres dos Santos, “a parceria é de suma importância, haja vista que, tais organizações executam serviços educacionais na modalidade creche e pré-escola, fomentando a inserção da criança na unidade de ensino, com o consequente desenvolvimento educacional, auxiliando o município a integrar e fortalecer valores de ordem social, moral e cultural, promovendo a proteção à família e a infância e garantindo o direito social das famílias”.

Ele salientou ainda que, “essa mútua colaboração entre município e entidade contribui com a diminuição da quantidade de crianças sujeitas a vulnerabilidade social, viabilizando também, o aumento no índice de famílias empregadas mediante à esta oferta de atendimento, elevando assim o número de crianças no processo de escolarização e promovendo a empregabilidade no município de Toledo”, complementa Vinícius.

O diretor executivo da Aldeia Betesda, Lineu Wutzke, lembrou que a entidade é parceira do município há vários anos, inclusive na área da educação infantil. “Nós poderíamos destinar as bolsas, por exemplo, para o ensino fundamental, mas a gente tem uma decisão interna de contribuir com a educação infantil do município, especialmente para turmas do Período Integral, portanto destinaremos essas bolsas para esse fim”, afirmou o diretor. 

O presidente do Centro Educacional Ladi Mass-Lions, Osmar Vanzella, disse que esses recursos são essenciais para a instituição. “Nós dependemos dos recursos do município, que somamos com outros que angariamos, pois nossa entidade é filantrópica. Desta forma conseguimos equilibrar nossa folha de pagamentos e os custos mensais”, informou Vanzella. Ele disse que os recursos repassados garantem o atendimento de 40 crianças no regime integral, dos 125 alunos que a instituição atende. 

Durante o encontro, o vice-presidente da Ladi Mass-Lions, Cláudio Pereira, aproveitou a oportunidade para cobrar do prefeito a possibilidade de estender aos alunos atendidos nas instituições os benefícios que os demais da rede pública têm acesso, à exemplo dos tablets. O prefeito disse que a cobrança é legítima e pediu para que a entidade formalizasse a solicitação.