A Secretaria da Educação de Toledo (Smed) promove, nesta sexta-feira (2), dois eventos que reunirão os mais de 2.000 professores que atuam na rede municipal de ensino: um para profissionais da Educação Infantil, no auditório da Unipar; outro, para os do Ensino Fundamental/Séries Iniciais, no Teatro Municipal de Toledo. De forma alternada, os dois grupos terão acesso ao mesmo conteúdo: a palestra “Educação e Futuro: desafios, impactos e ressignificação da ação docente”, com o mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Musy University (EUA), João Ivair Motta Filho; e a apresentação, pelos coordenadores da Smed do Referencial Curricular para o Sistema Municipal de Ensino de Toledo, quando uma cópia deste documento será entregue a cada um dos presentes.
Estes eventos são o capítulo final antes do tão esperado início de mais um ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira (5). A espera se justifica tanto pelo volume de investimentos realizados na melhoria e manutenção de estruturas físicas quanto pelas novidades que serão implementadas a partir de 2024.
Alguns números
Até o último dia de janeiro, as 36 escolas e 30 centros municipais de educação infantil (Cmeis) tinham 13.313 crianças matriculadas para este ano letivo, das quais 5.527 estão na Educação Infantil e 7.786 no Ensino Fundamental/Séries Iniciais. Deste total, 2.200 alunos utilizarão, desde o primeiro dia de aula, os serviços do transporte escolar, que serão executados por meio de 80 rotas nas quais 9.400 quilômetros por dia serão percorridos.
As escolas e Cmeis farão nos primeiros dias de aula a distribuição de kits para todos os seus alunos. Da mesma forma, as instituições entregarão tablets do programa Aluno Conectado a estudantes que não estavam matriculados na rede municipal de ensino de Toledo no ano passado.
Referencial Curricular Próprio
O ano letivo de 2024 será o primeiro a seguir os parâmetros estabelecidos pelo Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo. Lançado no fim de 2023, o documento está dividido em dois volumes [um voltado para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental/Anos Iniciais (1º ao 5º ano)] e contém diretrizes gerais e componentes curriculares de 12 segmentos: Arte, Ciências, Computação, Educação Especial, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional.
A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, entende que a novidade representa um avanço significativo para a educação toledana. “Foi um referencial construído com os professores da rede municipal, um processo no qual pensamos nas metodologias e estratégias para melhorar o processo ensino-aprendizagem. É um momento histórico no qual estamos desenvolvendo todo um ecossistema de inovação educacional, mas a partir de um debate com os próprios educadores”, destaca.
Integralizar
Outra novidade de grande porte da educação toledana para 2024 é o programa Integralizar, que atenderá alunos de terceiro, quarto e quinto anos de cinco escolas, oferecendo-lhes, em instituições localizadas no interior do município, ensino em tempo integral ampliando em mais de 100% o número de matrículas nesta modalidade. Com a concordância dos pais, grande parte dos alunos que estavam matriculados no ano passado na Anita Garibaldi, na André Zenere, na Antônio Scain, na Olivo Beal e na Waldyr Becker serão levadas e trazidas de volta para as escolas de origem por meio de transporte que será oferecida de forma gratuita.
Os estabelecimentos no interior possuem estrutura completa, que, a partir de agora, não estará mais ociosa. Com mais tempo de aula, será possível ministrar um ensino mais aprofundado nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e pensamento computacional, além de oferecer atividades esportivas em diversas modalidades (atletismo, judô, taekwondo, futsal, vôlei, basquete, entre outros), ambientais (hortas e jardins), e de musicalização. “Tudo está sendo planejado para que os alunos avancem na aprendizagem e tenham um ensino de excelência, preparando-os para um futuro mais tecnológico, onde possam conquistar os sonhos que hoje vislumbramos para eles”, salienta Marli.