Prefeitura publica edital para bolsas de mestrado do Professor Pesquisador

Publicado: Qui, 23/03/2023 15:31
  • Prefeitura publica edital para bolsas de mestrado do Professor Pesquisador
    Prefeitura publica edital para bolsas de mestrado do Professor Pesquisador

 

A valorização dos servidores municipais é uma pauta constante na administração municipal. Dentro deste propósito e com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) lançou o Professor Pesquisador, programa de incentivos e benefícios aos profissionais do magistério da Prefeitura de Toledo interessados em realizar cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado). O edital para inscrição dos interessados foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (21).

As inscrições podem ser feitas até 20 de abril de 2023, na sede da Smed. Todos os documentos necessários e outros detalhes constam no edital. Nesta modalidade, será concedido o afastamento do trabalho, sem prejuízo de remuneração, para até 4 (quatro) professores por até  24 (vinte e quatro) meses para a realização de mestrado.

Segundo a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, o Programa Professor Pesquisador busca fortalecer a formação de professores, associando a publicação de pesquisas que têm como objeto o fazer pedagógico e que se voltam especificamente para a realidade municipal de Toledo. “As pesquisas que serão realizadas dentro desse programa terão que envolver a realidade educacional das nossas escolas e centros municipais de educação infantil, tanto em lato sensu, quanto stricto sensu”. 

Marli ainda lembrou que as inscrições para as especializações (lato sensu) já foram realizadas. “Agora, uma comissão irá se reunir, avaliar as propostas inscritas e fazer a seleção caso seja necessário. Em caso de vagas remanescentes, elas poderão ser utilizadas no segundo semestre”, explicou. 

Sobre o programa, o prefeito Beto Lunitti disse que o Professor Pesquisador busca atender às metas que estão previstas no Plano Nacional e no Plano Municipal de Educação, visando ampliar o número de professores especialistas e, principalmente, professores mestres na rede municipal de Toledo, qualificando assim o processo de ensino e aprendizagem. “As pesquisas que serão realizadas dentro desse programa terão que envolver a realidade educacional das nossas escolas e dos nossos cmeis”, concluiu.

A Lei Nº 2.530/2022, que institui o Programa Professor Pesquisador, foi sancionada no mês de dezembro em cerimônia na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.