Prova Toledo será aplicada nos dias 16 e 17 de fevereiro

Publicado: Ter, 14/02/2023 16:28 | Modificado: Qua, 15/02/2023 15:06
  • A prova foi elaborada pelos coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática da Smed
    A prova foi elaborada pelos coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática da Smed

 

Com o intuito de analisar a prática pedagógica adotada pelo município, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizará, nos dias 16 e 17 de fevereiro, a Prova Toledo 2023. A avaliação é pautada nas diretrizes da Proposta Pedagógica Curricular da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e nas Matrizes de Referência da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), além da Prova Brasil. Essas referências norteiam as avaliações do Sistema de Avaliação da Aprendizagem.

A prova foi elaborada pelos coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática da Smed. Os instrumentos avaliativos contemplam questões que medirão o desempenho das crianças matriculadas no 3o, 4º, e 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados vão apontar indicadores sobre as condições de aprendizagem dos alunos da rede. A partir deste cenário, será possível implementar ações para a melhoria da qualidade de ensino e para redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Em termos de estrutura, as avaliações seguem os mesmos parâmetros de apresentação da Prova Paraná. “No que se refere, especificamente, à Proposta Pedagógica Curricular, as provas englobam os conteúdos que devem ser contemplados no trabalho e na avaliação, explorando os objetos de conhecimento definidos na Proposta Pedagógica Curricular (PPC - AMOP). É através desse instrumento que professores, escolas e Secretaria da Educação ficam sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica bem como planejar ações de Formação Continuada, assessoramentos ou compra de materiais didático pedagógicos com a finalidade de melhorar a qualidade em toda a rede de ensino”, disse a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, lembrando que a Prova Toledo faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Smed.

As escolas municipais, por meio de seus diretores e coordenadores, receberam as orientações para a aplicação da Prova Toledo. Elas serão separadas por Componente Curricular (Língua Portuguesa no dia 16 e Matemática no dia 17) e por ano, 3º, 4º e 5º ano, com gabaritos dispostos na última página das provas. “Os resultados serão tabulados até dia 3 de março. A prova também será aplicada aos estudantes considerados inclusos, com o acompanhamento dos PADI’s [professores de apoio à diversidade e inclusão] e equipe pedagógica da escola. Se for necessário, a prova poderá ser realizada em ambiente diferente da sala de aula”, comentou Marli.