Smed realiza chamamento de 281 crianças que aguardavam vagas em Cmeis

Publicado: Qua, 03/04/2024 13:41 | Modificado: Qui, 04/04/2024 17:29
  • Documento foi publicado nesta quarta-feira (3); Pais e responsáveis de alunos devem procurar a sede da Smed o quanto antes a sede da Secretaria da Educação
    Documento foi publicado nesta quarta-feira (3); Pais e responsáveis de alunos devem procurar a sede da Smed o quanto antes a sede da Secretaria da Educação

 

A Secretaria da Educação de Toledo (Smed) realizou nesta quarta-feira (3) o chamamento de 281 crianças que aguardavam uma vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A lista completa pode ser acessada no site https://www.toledo.pr.gov.br/secretarias/secretaria_educacao/chamamento e o documento contém todas as instruções para pais ou responsáveis.

Segundo este documento, as famílias das crianças da lista precisam comparecer o quanto antes à sede da Smed (Rua General Rondon, 2195) para retirar o protocolo de matrícula. Este procedimento é necessário antes de efetivar a matrícula no Cmei designado, o que será feito de acordo com a disponibilidade de vagas em cada local. 

Das 281 vagas disponíveis, 103 são para turmas do Infantil, para crianças a partir de 4 meses de vida. Há ainda 73 para o Infantil I, 67 para o Infantil II e 38 para o Infantil III.

Este é o terceiro chamamento deste ano. Somados, eles contemplaram 799 crianças, que puderam se matricular em 30 Cmeis. 

A titular da Smed, Dirce Maria Steffens Kuzler, destaca os diversos benefícios da matrícula de crianças na Educação Infantil desde os primeiros meses de vida. “Historicamente, a Educação Infantil teve muitos avanços, como o pertencimento à Política Nacional da Educação. É a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”, pontua a secretária.

Dirce acrescenta que a matrícula na Educação Infantil nos primeiros meses de vida da criança oportuniza o desenvolvimento e a aprendizagem de forma lúdica, contribuindo na sua formação cognitiva, social, cultural, enfim, favorecendo a formação integral da criança. “A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Considerando os aspectos abordados, atualmente o Município de Toledo atende o que preconiza a legislação, garantindo o direito de todos à Educação Infantil, contribuindo dessa forma na organização da rotina das famílias”, observa.