A sede do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (Nite), nas dependências da Secretaria da Educação (Smed), foi palco de mais um importante passo para o incremento de recursos tecnológicos nas rotinas dos estabelecimentos da rede municipal de ensino de Toledo. Em consonância com as práticas do programa Aluno Conectado, foi assinado, no início da noite desta quinta-feira (6), o Acordo de Cooperação Técnica nº 005/2023 entre as graduações de Geografia e História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/câmpus Marechal Cândido Rondon) e o governo municipal, uma iniciativa que promete trazer avanços significativos para a formação dos profissionais da área da educação.
O ato visa à autorização para o funcionamento do "Curso Superior de Tecnologias Educacionais com Ênfase em Humanidades", o primeiro desta natureza a ser implantado no Brasil e que será voltado exclusivamente aos servidores públicos municipais de Toledo, especificamente os da Educação. As aulas serão presenciais e no período noturno, com atividades teóricas na sede da Smed e práticas em diferentes espaços, como os laboratórios de ensino de História e Geografia na Unioeste/Marechal Cândido Rondon e os do Nite.
O curso tem como objetivo atender às demandas específicas geradas no âmbito da rede municipal de ensino de Toledo, voltando-se para o ensino e a discussão do desenvolvimento e uso de materiais didáticos e equipamentos tecnológicos inovadores. Entre os focos de estudo estão a gamificação, a robótica e a prototipagem em 3D, a produção audiovisual e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, com ênfase no manuseio de mídias digitais.
O Curso Superior de Tecnologia em Tecnologias Educacionais com ênfase em Humanidades terá duração de 2 anos e foram ofertadas 40 vagas, representando uma oportunidade valiosa para os profissionais da educação ampliarem seus conhecimentos e atualizarem suas práticas pedagógicas. Essa parceria entre Smed e Unioeste sinaliza um futuro promissor para a educação em Toledo, com professores cada vez mais preparados para lidar com as demandas do século 21, proporcionando uma educação de qualidade e inovadora para os estudantes do município.
Pronunciamentos
O ato de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Unioeste e Município de Toledo contou com a presença de várias autoridades. Entre elas, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa; o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona; a secretária da Educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa; o reitor da Unioeste, Alexandre Webber; o pró-reitor de Graduação da Unioeste, Eurides Kíster Macedo Júnior; os diretores dos câmpus Marechal Cândido Rondon e Toledo da Unioeste, Davi Félix Schreiner e Remi Schorr, respectivamente; o representante do Conselho Estadual de Educação, Flávio Vendelino Scherer; a presidente do Conselho Municipal de Educação de Toledo, Luci Graciela Kuhn; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Unioeste/Marechal Cândido Rondon, Edilson Hobold; o coordenador do curso de História da Unioeste/Marechal Cândido Rondon, Antonio de Pádua Bosi; o coordenador do Curso de Geografia da Unioeste/Marechal Cândido Rondon, Ericson Hayakawua; e coordenadora do curso de Tecnologias Educacionais com ênfase em Humanidades, Aparecida Darc de Souza.
Em sua fala, Beto Lunitti destacou que o acordo de cooperação técnica com a Unioeste representa um momento de grande importância para a educação de Toledo. “Esta parceria traz novas oportunidades de formação e capacitação para nossos professores. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade, alinhada às demandas tecnológicas e inovadoras da atualidade. Tenho certeza de que esse curso será um marco para o desenvolvimento educacional em nosso município", avalia o prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores reforça a importância da parceria firmada. "Como representante do Legislativo, fico honrado em fazer parte desse momento histórico. A educação é um pilar fundamental para o progresso de uma sociedade. Este acordo fortalece nosso compromisso com o avanço educacional em Toledo. Estamos confiantes de que o Curso Superior de Tecnologia em Tecnologias Educacionais com ênfase em Humanidades contribuirá para formar professores ainda mais preparados e atualizados", observa Dudu.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse que a assinatura do termo de cooperação é um exemplo inspirador. “Isso mostra como a colaboração entre instituições pode impulsionar a educação. Estamos comprometidos em promover o acesso à educação de qualidade em todo o estado. Essa parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Toledo e a Unioeste é um passo importante para o fortalecimento do ensino e da formação de professores. Parabenizo a todos os envolvidos por essa iniciativa", saúda Aldo.
Segundo a secretária da Educação de Toledo, essa união de forças entre instituições e líderes municipais e acadêmicos fortalece o compromisso com a educação de qualidade em Toledo e marca um novo capítulo na formação dos profissionais da área da Educação. "Estamos entusiasmados com esta parceria, que representa um avanço significativo em nossa proposta educacional. Com essa formação, nossos professores e profissionais da educação poderão ampliar seus conhecimentos e habilidades, utilizando as tecnologias de forma efetiva em sala de aula”, comenta Marli.
O reitor da Unioeste observa que o novo curso é resultado de um trabalho conjunto entre a instituição e a Smed. “Tudo foi feito com o objetivo de proporcionar uma formação atualizada e de qualidade aos professores. Estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento educacional de Toledo e promover uma educação inovadora e transformadora. Juntos, faremos a diferença na vida dos nossos alunos", salienta Alexandre.
Visita
Antes do evento no Nite, a passagem do secretário Aldo Nelson Bona por Toledo incluiu uma visita à Escola Engenheiro Waldyr Luiz Becker, no Jardim Facchini. Durante a visita, ele teve a oportunidade de acompanhar as ações desenvolvidas pelo Programa Aluno Conectado, que visa promover o acesso e a integração da tecnologia na educação, proporcionando uma nova forma de aprendizagem para os estudantes da rede municipal de ensino de Toledo.
De acordo com o secretário, o interesse nestas iniciativas demonstra o compromisso do Governo do Estado em promover o avanço da educação, da ciência e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos servidores públicos e dos alunos da região. "É fundamental promover o acesso e a integração da tecnologia na educação, pois vivemos em uma era em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais relevante em diversos aspectos de nossas vidas. O Programa Aluno Conectado é uma iniciativa que visa preparar nossos estudantes para enfrentar os desafios do século 21, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, colaboração e criatividade”, analisa. “Estou impressionado com o trabalho realizado aqui na Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker e acredito que iniciativas como essa são fundamentais”, complementa Aldo, que reafirmou o compromisso do Governo do Estado em promover a inserção tecnológica nas escolas e garantir que os estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno.
Durante a visita, a diretora da escola, Alexandra Andrade Silva Ramirez, apresentou os projetos desenvolvidos na instituição. A escola conta com uma sala de robótica equipada com impressora 3D, tablets e laboratórios de ciências, artes e psicomotricidade – recursos tecnológicos que têm despertado o interesse e encantado os alunos, proporcionando uma forma dinâmica e diferenciada de aprendizado. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de levar os tablets para casa e compartilhar essa experiência com seus familiares.
Durante a visita, a secretária da Educação de Toledo enfatizou os avanços alcançados nas demais escolas municipais da cidade do interior e mencionou o fato de o município estar estudando uma parceria para expandir essas ações. "O prefeito Beto Lunitti já teve algumas conversas com o governador Ratinho Junior sobre a possibilidade de implementar essas iniciativas nas escolas estaduais, do 6º ao 9º ano, visando promover a área tecnológica com plataformas e equipamentos similares aos que temos. O objetivo é garantir que o processo de aprendizado das crianças não seja interrompido. Pretendemos construir uma trilha para que eles cheguem ao Ensino Médio com a melhor formação possível", ressalta.