Toledo está recebendo nesta sexta-feira e sábado (16 e 17) as disputas da 1ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). Ao todo, cerca de 370 atletas com mais de 60 anos estão envolvidos na competição, que conta com cinco modalidades esportivas: handebol por zona, vôlei no escuro (para atletas de mais de 70 anos), basquete relógio, peteca e vôlei câmbio.
Eles representam 12 municípios da região: Entre Rios do Oeste, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Missal, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Santa Helena, além do anfitrião Toledo. Promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), que celebra os 10 anos do programa Idoso em Movimento, o 1º Jori conta com o patrocínio máster da Cresol Integração.
A abertura oficial do evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (16) no ginásio da Unipar e seguiu os ritos típicos das cerimônias que marcam o início de jogos oficiais. Após a execução do hino nacional brasileiro, houve o carregamento da tocha e o acendimento da pira olímpica pelo ex-atleta e ex-técnico das equipes de vôlei que representaram o municípios em competições regionais e estaduais, Walter Jurgen Isernhagen, e o juramento feito pela atleta de Toledo na modalidade vôlei no escuro, Teresa Schaedler Wechi.
O ato reuniu várias lideranças políticas, empresariais e comunitárias. Entre elas, estavam na frente de honra: o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o representante da Câmara de Vereadores de Toledo, Leoclides Bisognin; os secretários de Esportes e Lazer (Eudes Dallanol), de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (Rosiany Favareto) e Educação (Marli Gonçalves Costa, idealizadora do Centro de Treinamento de Idosos [CTI]) de Toledo; a diretora do Departamento do Idoso da Smel e coordenadora do Jori, Márcia Franciele Spies; o diretor do câmpus Toledo da Unipar, Robson Recalcatti; o gerente regional da Cresol Integração, Álvaro Freire; o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer; o vice-prefeito de Quatro Pontes, Tiago Hansel; a secretária de Cultura e Esportes de Quatro Pontes, Cleunice Majolo; o secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Entre Rios do Oeste, Viro Francisco Lerner; a secretária de Esportes de Santa Helena, Juliana Ladeia Costa; a secretária de Esportes e Lazer de Nova Santa Rosa, Nilza Gerling; a proprietária da Gowdy Fitness, Erlete Cristina Barreiros; a coordenadora da Melhor Idade de Guaíra, Maria Valdir da Silva; e os presidentes dos grupos de idoso de Toledo.
Em suas falas, Álvaro e Robson falaram da emoção por estarem incentivando a prática desportiva entre os idosos. “Só tenho a agradecer por permitirem à Cresol Integração fazer parte deste projeto que, ao mesmo tempo, promove qualidade de vida e cultiva grandes amizades, uma integração que nos deixa emocionados”, pontua o gerente. “Em minha carreira de professor de educação física, já assisti à abertura de várias competições oficiais e esta é especial, pois temos aqui uma tradução da parceria que nossa instituição tem com o governo municipal na promoção de bem-estar para a terceira idade, uma decisão mais acertadas que já tomamos até aqui”, avalia o diretor.
Márcia, Marli e Eudes comentaram sobre as políticas públicas de esporte empreendidas pelo governo municipal. “Toledo tem uma gestão sensível à política pública de esportes para a terceira idade, criando em 2013 o Idoso em Movimento, um programa que é referência e já foi premiado algumas vezes em nível nacional”, recorda a diretora, que, ao fim de sua fala, entregou medalhas aos professores de educação física que acompanham as delegações. “Onde tem esporte e onde tem idoso, tudo vai bem. Quero deixar meus cumprimentos às lideranças dos municípios da região que, a exemplo de nós, buscam recursos para promover o esporte para a terceira idade. Lugar de idoso não é encostado em casa, mas, sim, numa prática desportiva ou recreativa. Por essa razão, aqui em Toledo, atendemos com atividades semanais cerca de 5.000 idosos”, observa a secretária da Educação. “Nosso município tem um olhar diferenciado para o esporte, da criança ao idoso. Por isso, ao ver os atletas da terceira idade de Toledo competindo com os de outras cidades da região é algo que merece ser celebrado, independentemente do resultado. Afinal, todos vão sair daqui vencedores”, destaca o secretário de Esportes e Lazer.
Leoclides e João falaram sobre retribuição. “Se o Oeste é o que é em termos de desenvolvimento, devemos muito a geração da qual estes atletas fazem parte. Vocês já trabalharam demais durante a vida, agora é o momento de se divertirem”, salienta. “Sinto muito orgulho em ver amigos meus, não só os de Quatro Pontes, compondo as delegações que participam desses jogos. Parabéns a todos vocês!”, saúda.
Ao final, todos os atletas presentes receberam medalhas, mas antes ouviram o pronunciamento do prefeito de Toledo. “Só cuida de gente quem cuida de gente. É graças à dedicação da equipe do Idoso em Movimento que esse programa tem vida a diferença na vida de tantas pessoas. Para a gestão que lidero ao lado do meu vice, Ademar Dorfschmidt, não basta que nosso município seja o maior produtor de alimentos do Paraná e ter um ecossistema fértil para a inovação. Estamos construindo um novo conceito de cidade, no qual a economia está a serviço da vida, da criança que ainda está no ventre da mãe à terceira idade. É só cuidando bem das pessoas que municípios, regiões, estados e países poderão ter desenvolvimento pleno”, analisa Beto, que, após sua fala, declarou oficialmente aberta a primeira edição do Jori.