Os idosos toledanos participaram, na última terça-feira (06), do 4º Torneio Municipal de Quatrilho. O evento foi realizado na Associação de Idosos da Grande Vila Industrial e as inscrições foram gratuitas. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (Smel), por meio do Programa Idoso em Movimento, e já é tradicional entre os apaixonados por este jogo de cartas.
Conforme a diretora do Departamento do Idoso da Smel, Márcia Franciele Spies, o objetivo além de proporcionar momentos de integração entre os idosos é oferecer atividades saudáveis. “A confraternização entre amigos é sempre importante, mas nosso foco é que as atividades do programa influenciem positivamente na qualidade de vida. Os jogos de mesa, como é o caso do Quatrilho, desenvolvem reflexos, memória e habilidades cognitivas”, destaca.
O secretário de Esportes e Lazer, Eudes Dallanol, comenta que as atividades promovidas são para todos os idosos. “Nossos representantes da terceira idade estão muito bem assistidos pela política de esportes e lazer. As atividades são adequadas, de acordo com as peculiaridades da faixa etária, o que possibilita a inclusão da maioria dos idosos do município”, conclui.
Resultados
Chave A
1º Solano Engel - Melhor Idade de Xaxim
2º Lino Giachini - Melhor Idade de Xaxim
3º Nelvi Dal Pozzo - Centro
Chave B
1º Ivo Berno - Melhor Idade de Xaxim
2º Arnaldo Galante - Concórdia do Oeste
3º Otávio Bellon - Vila Industrial
O jogo - o quatrilho utiliza um baralho de 40 cartas, sendo dividido em quatro classes de cartas: multiplicação, base, potência e área. O objetivo do jogo é que o jogador forme uma combinação das quatro classes de cartas de um número, ou seja, um quatrilho.