Com o calor registrado nos últimos dias, um lugar de Toledo tem se tornado parada obrigatória para centenas de famílias do município e região: o Parque das Águas. Com entrada franca, o espaço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) oferece uma das estruturas mais completas do Brasil entre estabelecimentos públicos desta natureza, com piscina para crianças e adultos, toboágua, rio lento, quiosques, sombreiros, vestiários e banheiros.
Por contar com atrações para todos os públicos, pessoas de diversas faixas etárias têm marcado presença no Parque das Águas. É o caso da família Dumke, do Jardim Coopagro, que esteve na tarde desta quinta-feira (28) com representantes de três gerações: a avó Ingrid, que foi acompanhada da filha Daniele e das netas Lívia (10 anos) e Alice (2 anos). “Gosto de ir ao Parque das Águas, pois é tudo muito limpo e organizado. As crianças gostam de brincar na água e minha filha, apesar de ser sócio de um clube particular, prefere vir aqui”, relata Ingrid.
Moradora da Vila Pioneiro, Eila Tamires tem aproveitado as férias coletivas na empresa onde trabalha para passar os dias no Parque das Águas de Toledo. Na companhia de seu filho, João Miguel (7 anos), ela aproveitou as atrações do espaço tanto pela manhã quanto na tarde desta quinta. “Gostamos muito das atrações, os guarda-vidas são prestativos, os ambientes são limpos e organizados. Este lugar é uma opção bastante acessível de diversão para a nossa família”, comenta Eila.
Em 2023, o Parque das Águas estará aberto hoje (29), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, e amanhã (30), 9h às 11h30 e das 15h às 19h. Domingo (31), véspera de réveillon, o espaço não funcionará e só voltará a atender na quarta-feira, 3 de janeiro de 2024.
Regras a serviço da saúde e da segurança
Para que todos tenham a mesma satisfação de Ingrid, Eila e familiares, é preciso que todos façam sua parte e respeitam as “regras da casa”. Para começo de conversa, só pode entrar nas piscinas quem estiver com o exame médico dermatológico em dia e apresentá-lo todas as vezes que for ao Parque das Águas.
Para os “navegantes de primeira viagem” também é exigido o preenchimento de uma ficha de cadastro. Alimentos só podem ser levados até os quiosques (fora da área das piscinas) e, para quem desejar deixar seus pertences em lugar seguro, há um guarda-volumes.
Guarda-vidas e monitores cuidam da segurança dos banhistas e garantem tranquilidade para as famílias. “Em cada escala há sempre seis profissionais cuidando o tempo todo das pessoas que estão na água”, pontua o coordenador do espaço, Edemar Rockenbach, que está surpreso com o movimento na última semana de 2023. “Cheguei a pensar que, com tanta gente viajando para outras cidades, haveria uma redução no fluxo nestes dias finais do ano. Porém, me enganei: quem pode, está vindo em peso aproveitar as atrações do parque”, constata.
Edemar reforça que está havendo um controle rigoroso em relação aos trajes de banho. “Da ponte que dá acesso às piscinas em diante só é permitido entrar com sunga, maiô ou biquíni. Ainda que esteja usando uma roupa por cima, como shorts tactel ou camiseta UV, é necessário mostrar que a roupa de baixo é uma daquelas que são permitidas”, pontua.