Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido

Publicado: Qui, 18/01/2024 16:46 | Modificado: Sex, 19/01/2024 17:52
  • Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
    Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
  • Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
    Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
  • Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
    Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
  • Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
    Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
  • Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido
    Secretaria de Esportes e Lazer destaca a diversidade de público atendido

 

A equipe da Secretaria de Esportes e Lazer teve um ano repleto de atendimentos para os mais variados públicos em 2023. No balanço realizado pela pasta, é possível perceber a realização de atividades esportivas e recreativas desde o público infantil, em parques e equipamentos públicos, aos atletas em formação ou de rendimento nas competições oferecidas ou apoiadas, até nas inúmeras ações com os grupos de idosos do município. 

O investimento em manutenção e ampliação dos espaços esportivos também ganhou destaque ao longo do ano. A finalização do Centro de Iniciação Esportiva (CIE)/Estação Cidadania foi marcada com homenagens ao Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah. E a nova pista de caminhadas no Parque Ecológico Diva Paim Barth colocou Toledo no roteiro dos grandes eventos esportivos nacionais ao homologar a pista na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para realização de ultramaratonas, que passou a integrar o calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU). 

Além disso, diversos setores tiveram destaques em suas ações.

Departamento de Infraestrutura - Diversas obras e ações foram realizadas no ano de 2023, visando ampliar e qualificar os espaços e equipamentos esportivos da cidade. Entre as principais ações, estão a finalização do Centro de Iniciação Esportiva (CIE)/Estação Cidadania Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah. O CIE é um projeto do governo federal em parceria com o município, que visa oferecer oportunidades de prática esportiva e lazer para crianças, adolescentes e adultos. 

Também foi realizada a construção dos vestiários e a troca da iluminação do campo de rugby, que fica localizado no Centro Esportivo da Vila Industrial. O campo é utilizado pela equipe Toledo Rugby Clube, que representa o município em competições estaduais e nacionais. 

A construção da pista de caminhada emborrachada do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth foi outra conquista. A pista tem 1330 metros de extensão e é revestida com material sintético que absorve o impacto e proporciona mais conforto aos praticantes de caminhada e corrida. Investimentos também ocorreram no Ginásio de Esportes Alcides Pan, que é um dos principais palcos esportivos da cidade. A praça recebeu pintura interna e externa, reforma dos banheiros, pintura do piso da quadra, troca dos refletores por iluminação e LED, que geram mais luminosidade e economia. 

No Parque Urbano Frei Alceu Richetti, foi realizado um grande investimento, com a construção de um campo sintético, instalação de iluminação de LED na Pista de Skate e construção de duas quadras de areia. A aquisição de manta térmica e a troca das raias das piscinas Claus Fuchs e Aldo Bello, que são utilizadas para as aulas de natação e hidroginástica oferecidas pela secretaria de esportes e lazer. A manta térmica serve para manter a temperatura da água adequada para a prática esportiva, diminuindo o consumo de óleo diesel para o aquecimento das piscinas. 

Departamento do Idoso - Criado em 2013, o Departamento do Idoso da SMEL comemorou uma década de existência, e o Programa Idoso em Movimento contabilizou durante o ano 50.086 atendimentos gratuitos para a população com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as atividades que merecem destaque estão as aulas de ginástica para idosos, pilates, vôlei gigante, bocha para mulheres, funcional para idosos e esportes adaptados no Centro de Treinamento de Idosos (CTI), como o vôlei câmbio, basquete relógio, vôlei no escuro 70+, handebol por zona e peteca. 

O programa também realizou várias ações que reuniram um quantitativo significativo de idosos, como o Troféu Ivo Campagnolo - Idoso Bom de Bola, Municipal de Quatrilho, Seminário de Esportes, Saúde e Segurança Alimentar do Idoso, Jogos Regionais do Idoso (JORI), Jogos dos Idosos de Toledo (JITO), Torneio de Bolãozinho de Mesa, Concurso de Miss e Mister da Melhor Idade, Festivais de Canastra, caminhadas, passeios, além de diversas atividades recreativas nos grupos de idosos. Os participantes do programa também representaram o município na Copa Cresol de Vôlei Gigante, Jogos do Idoso em Assis Chateaubriand, Jogos Regionais do Idosos e Jogos da Integração do Idoso em Guaratuba-PR. 

Departamento de Recreação - As inúmeras atividades oferecidas pelo Departamento de Recreação ao longo de 2023 trouxeram um resultado surpreendente de 140 mil  atendimentos em diferentes programas e eventos. A abertura da temporada de recreação, passeio ciclístico, a festa de Páscoa e ações recreativas nas escolas municipais, totalizaram 16.353 atendimentos. O departamento também comemorou seus 10 anos de existência com eventos especiais nos centros de integração esportiva e no Parque Ecológico Diva Paim Barth, beneficiando 5.622 pessoas. 

O Parque das Águas foi um dos principais atrativos do departamento, recebendo 19.623 banhistas na temporada de verão. O parque também foi reconhecido com o Prêmio Gestor 2023, pela qualidade dos serviços prestados à população. Outro destaque foi o trabalho realizado nas piscinas Aldo Bello e Claus Fuchs, onde cerca de mil alunos por piscina receberam aulas de natação e hidroginástica duas vezes por semana, somando 47.681 atendimentos. O programa de pilates também foi um sucesso, atingindo 11.677 pessoas em diversos locais da cidade. 

As academias do Centro de Artes Marciais (CAM) e do Vaquinha também registraram uma grande procura, contabilizando 10.465 atendimentos. Por fim, o Programa Atleta na Universidade proporcionou oportunidades de estudo e prática esportiva para 26.809 pessoas, nas modalidades atendidas pelo departamento. No final do ano, houve a promoção de eventos natalinos, como a chegada do Papai Noel e a distribuição de presentes, atendendo 926 crianças. Além disso, o Programa Verão no Parque ofereceu aulas de ritmos, funcional e empréstimos de equipamentos esportivos para 687 participantes. 

Departamento de Paradesporto, Esportes da Natureza e no Interior - Os distritos colaboram com a rotatividade econômica do município de Toledo. Juntos, eles geram riquezas, educação, cultura e lazer. O projeto Circuito de Corridas e Conhecendo Toledo incentivou a prática esportiva e os participantes conheceram diversas regiões e suas particularidades. 

Durante o ano, o programa passou por Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Vila Nova, Cerro da Lola, São Luiz do Oeste e Boa Vista. Mais de mil atletas, sejam eles profissionais ou iniciantes participaram do passeio. Crianças também foram convidadas, assim como os ciclistas. O programa ainda reforça a economia local. As práticas paradesportivas promoveram o esporte como inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos. Elas também apoiaram o esporte amador e de rendimento executando políticas públicas de gestão. 

Em Toledo, as práticas paradesportivas estão em evidência. Exemplo é a realização da segunda edição dos Jogos Regionais Paradesportivos. A atividade aconteceu no começo do mês de outubro e reuniu cerca de 300 pessoas do município, Telêmaco Borba, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Colorado. Com o apoio da Itaipu Binacional, da Associação Correr Toledo e da SMEL, a edição contemplou as modalidades de paratletismo, paraciclismo, parabadminton e bocha adaptada. 

Também foram promovidas outras atividades esportivas, como natação para crianças com autismo e Síndrome de Down. Ações também foram efetivadas nas escolas, em parceria com as secretarias da Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana, foi realizado nas escolas o projeto “Direção Defensiva Kids”, atividade que integram o Ecopedal – Projeto de Direção e Manobra Defensiva para Crianças, que durante o horário das aulas, a rua em frente ao estabelecimento de ensino foi interditada pela Guarda Municipal e transformou-se em uma pista com obstáculos (cones, rampas e lombadas) que simulam o cotidiano de um ciclista pelas ruas da cidade. 

Departamento de Rendimento e Esportes Comunitários - Seis competições comunitárias foram realizadas em 2023: Jogos da Semana da Mulher, Jogos Escolares - fase municipal, Jogos Escolares Bom de Bola – fase municipal, Taça Smel de Futsal – categoria adulto, Taça Mauro Maiorki de Futebol 7 e Jogos Abertos de Toledo. Também atuou juntos com os professores da Smel e também com as modalidades que a Secretaria de Esportes e Lazer não oferece, nos Jogos Oficiais do Governo do Estado, sendo Jogos da Juventude (fase Regional, Macrorregional e Estadual), Jogos Abertos do Paraná (fase Regional, Macrorregional e Estadual), Jogos Abertos Master e Paraná Combate.