Skate Clube abre novas inscrições para Escola de Skate de Toledo

Publicado: Qua, 23/08/2023 08:22
  • Realizado ano passado com o máximo aproveitamento, projeto retorna com novo formato e parcerias inéditas, reafirmando o potencial e a importância da modalidade no município
    Realizado ano passado com o máximo aproveitamento, projeto retorna com novo formato e parcerias inéditas, reafirmando o potencial e a importância da modalidade no município

 

O retorno das aulas de skate já tem data marcada e é aguardado com expectativa pelos alunos e instrutores. Nesta etapa, serão atendidas 60 crianças que iniciam as aulas em setembro nas pistas de Skate do Parque Urbano Frei Alceu e do Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes). 

A etapa 2023/2024 da Escola de Skate de Toledo será realizada via incentivo fiscal, através do Programa de Incentivo ao Esporte do Paraná (Proesporte) e incentivo da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O projeto ainda conta com o apoio das secretarias municipais da Cultura, da Educação e de Esportes e Lazer, bem como da Central Única das Favelas do Paraná (Cufa/PR) e da Confederação Brasileira de Skate (CBSK Social). 

No próximo dia 3 (domingo), na Pista de Skate de Toledo, no Parque Frei Alceu, haverá o lançamento do projeto do Skate Clube Toledo, que foi a única instituição desta modalidade no Paraná a ser contemplada pelo edital de 2022 do programa. Com nota 97,3, foi o terceiro projeto mais bem pontuado entre os selecionados de Toledo no edital 2022.

Algumas mudanças estão previstas nesta etapa. Uma responsável técnica, profissional de Educação Física, vai atuar no projeto para melhorar o desempenho e aplicar a didática das aulas, junto a um responsável técnico instrutor de Skate – esse instrutor é um dos monitores do projeto que se profissionalizou depois da etapa 2022. 

Outra mudança é a presença de um auxiliar em cada turma, além dos monitores, para melhor desempenho e organização dos alunos durante as aulas. "Uma novidade também para os alunos que curtem a modalidade é que o Skate Clube recebeu em 2022 a doação de skates e kit de segurança pessoal para os praticantes e poderá realizar a aquisição de mais equipamentos neste etapa, o que vai melhorar a estrutura e oportunidades da instituição em seus atendimentos”, explica o presidente do Skate Clube Toledo, Isaac Souza de Jesus.

 

Parcerias – O Skate Clube deverá realizar oficinas de skate em parceria com a Secretaria de Educação e intercâmbio entre projetos de sustentabilidade e cidadania, como contrapartida. Em breve, a instituição deve abrir oportunidades para voluntários, parcerias, apoios e patrocínios diretos a essa etapa, e lançar nova campanha solidária de arrecadação de fundos, visando à manutenção futura do projeto, que está em franco crescimento. O projeto espera ainda que a entidade possa contar com melhorias estruturais, como a instalação de banheiros próximos à Pista de Skate de Toledo, estrutura que faz falta para as crianças que participam das aulas e utilizam o espaço.


Histórico – Em Toledo, a Associação Skate Clube e Esportes Radicais começou a dar seus primeiros passos em 2014, oficializando-se em 2015. As principais funções da associação são promover eventos regionais que dão oportunidades para atletas e iniciantes mostrarem seu trabalho, exercer atividades de envolvimento social da comunidade, fomentar e valorizar o skate enquanto esporte e cultura, e incentivar a prática do skate pelo público feminino. Em 2022 o Skate Clube Toledo realizou, com patrocínio da Itaipu Binacional e diversos parceiros locais regionais e nacionais, a primeira etapa da Escola de Skate Toledo, projeto pioneiro na cidade, que teve grande adesão do público, atendendo mais de 40 crianças de forma gratuita em dois equipamentos públicos da cidade. No primeiro semestre de 2023 a Escola de Skate de Toledo seguiu em realização com parcerias de patrocínio direto e aulas apenas no CEU das Artes.

 

Conquistas – O projeto recebeu grande apoio do poder público local, apoio do poder privado do segmento do skate com empresas locais e regionais, além de marcas de renome nacional, e apoio de instituições: Federação de Skate do PR e Confederação Brasileira de Skate, tendo projeto mapeado entre os projetos sociais nacionais de skate.

Além disso, teve grande cobertura e divulgação midiática, fazendo do projeto um sucesso e fomentando a economia do segmento na cidade, contratando trabalhadores locais para sua execução. O projeto lançou recentemente um documentário do projeto Escola de Skate Toledo 2022 que está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=DlSmwvuqWzM.

 

Inscrições – Podem se inscrever crianças a partir de 8 anos, adolescentes e jovens (menores de idade precisam de autorização). Serão respeitadas as ordens de inscrição para garantia de matrícula nas turmas. Caso o número de inscrições seja maior que o número de vagas, será criada uma lista de espera.

 

* Turma CEU das Artes – Aulas aos sábados, das 9h às 11h, a partir de 9/9

15 vagas – Inscrições devem ser feitas de forma presencial, em horário comercial, no CEU das Artes, localizado na Rua Ledi Fischer Maas, 1735

 

* Turma Pista de Skate (Parque Frei Alceu) – Aulas aos domingos, das 9h às 11h, a partir de 3/9

30 vagas – Inscrições via formulário online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-TApgpa3koTQM-WbOTTPCja_1St4CuxMp4CNQ3_UazUcrOA/viewform?usp=sf_link), as quais devem ser validadas de forma presencial no primeiro dia de aula.