Toledo recebe, nesta sexta-feira (4), lançamento do projeto Smart Climate City

Publicado por jose.seide , Ter, 01/09/2026 17:19
  • Município será o primeiro do interior do Paraná receber iniciativa de inteligência climática do Simepar que já foi lançado em Curitiba no mês passado
    Município será o primeiro do interior do Paraná receber iniciativa de inteligência climática do Simepar que já foi lançado em Curitiba no mês passado

 

Toledo será o primeiro município do interior do Paraná a receber o Smart Climate City, projeto de inteligência climática desenvolvido pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em parceria com a empresa suíça Meteoblue. O lançamento será realizado nesta sexta-feira (4), a partir das 9h, no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico. A iniciativa já foi lançada no mês passado em Curitiba.

O projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Meio Ambiente, sob gestão do Instituto Água e Terra (IAT), e utiliza uma rede de estações meteorológicas especializadas, equipadas com modelos de previsão hidrometeorológica de altíssima resolução. A tecnologia, associada ao uso de inteligência artificial, permite aumentar a precisão na identificação de áreas que demandam maior atenção em situações relacionadas à temperatura, chuva e circulação.

Em nível local, o Smart Climate City conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Segurança e Trânsito, que tem a Coordenação Municipal da Defesa Civil em sua estrutura. “A inclusão do nosso município nesse projeto representa um reconhecimento e uma oportunidade de ampliar o uso de tecnologia. É uma iniciativa que vai reunir conhecimento científico, monitoramento ambiental, modelagem de alta resolução e também inteligência artificial”, destaca a diretora-executiva da Funtec, Tatiany Barbiero.

Segundo Tatiany, a escolha de Toledo está relacionada às características do município, que apresenta crescimento urbano, economia dinâmica e uma realidade territorial distinta da capital “Essa novidade vai permitir que essas tecnologias e as metodologias envolvidas no projeto sejam aplicadas e avaliadas em um contexto urbano distinto e isso amplia inclusive o potencial de replicação dessa iniciativa para outros municípios”, avalia.

Inovação – A diretora-executiva também relaciona a iniciativa à agenda de inovação, sustentabilidade e transformação digital já adotada pelo município. “A própria legislação municipal estabelece a transformação digital e a sustentabilidade como eixos estratégicos do desenvolvimento e também prevê a utilização de tecnologias associadas às cidades inteligentes para que possamos melhorar a eficiência dos serviços públicos”, observa.

Para ela, a participação de Toledo no Smart Climate City vai além da incorporação de uma nova ferramenta tecnológica. “Mais do que receber essa nova ferramenta e participar desse projeto, significa muito ampliar a nossa capacidade enquanto município de compreender o nosso território, de antecipar problemas e planejar o desenvolvimento urbano com base em evidências”, salienta.

Tatiany acrescenta que o uso dessas informações poderá mudar a forma como o município se prepara para situações de risco. “Com dados mais precisos e informações antecipadas sobre as condições climáticas, o município poderá não apenas reagir aos eventos depois que eles acontecem, mas também se preparar previamente, identificando áreas de maior atenção e planejando ações de prevenção e resposta”, explica. 

Cronograma – A programação começa às 9h, com credenciamento e recepção dos participantes. Na sequência, será realizada a solenidade de abertura, com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Logo após, a diretora-executiva do Simepar, Vanessa D’Avilla fará a apresentação do Smart Climate City, projeto que integra uma estratégia de ampliação do uso de informações meteorológicas de alta resolução para apoiar a identificação de pontos de maior risco e subsidiar ações de prevenção e resposta a eventos climáticos. Na sequência, o coordenador executivo da Defesa Civil do Estado do Paraná, Ivan Ricardo Fernandes, coronel do Corpo de Bombeiros, abordará o tema “Planos de Contingência e Fundo de Calamidades”.

O diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Volnei Bisognin, tratará posteriormente de “Instrução Normativa IAT nº 15/2026 e Obras Emergenciais e Preventivas”. A programação será encerrada às 12h30, após o painel “El Niño – cenários e Impactos para a Região”, que será ministrado pelo meteorologista do Simepar, Leonardo Zucini Furlan.