Secretaria da Fazenda apresenta o projeto da LDO 2026 em audiência pública

Publicado: Ter, 10/06/2025 10:35 | Modificado: Qua, 11/06/2025 11:23
  • Proposta agora segue para aprovação da Câmara Municipal. Apresentação foi feita pelo secretário da Fazenda, Balnei Lourenço Rotta
    Proposta agora segue para aprovação da Câmara Municipal. Apresentação foi feita pelo secretário da Fazenda, Balnei Lourenço Rotta
  • Proposta agora segue para aprovação da Câmara Municipal. Apresentação foi feita pelo secretário da Fazenda, Balnei Lourenço Rotta
    Proposta agora segue para aprovação da Câmara Municipal. Apresentação foi feita pelo secretário da Fazenda, Balnei Lourenço Rotta

 

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Fazenda, realizou na segunda-feira (9), uma audiência pública para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. O ato foi realizado no auditório Acary de Oliveira e transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Toledo no Youtube, com apresentação do secretário da Fazenda, Balnei Lorenço Rotta, e do diretor de Orçamento, Marcos Baccan.

Baccan, explicou que a LDO 2026 foi elaborada com base no PPA 2026–2029 (apresentada em audiência pública no dia 14 de abril) e contou com participação popular via formulário eletrônico. Até 6 de junho, foram recebidas 75 propostas da população, com destaque para as áreas de educação (11 propostas), meio ambiente (10), esportes (7) e saúde (5). Essas sugestões serão analisadas pelas secretarias responsáveis e poderão ser incluídas na LOA, se consideradas viáveis.

A receita total consolidada prevista para 2026 é de R$ 1.278.751.147, incluindo receitas intraorçamentárias. A projeção da receita corrente da administração direta é de R$ 981.657.731. A principal fonte de receita é a transferência de recursos do Estado e da União (58,3%), seguida da arrecadação própria com tributos municipais (31,3%).

O planejamento está estruturado em quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável e governança e transparência. Esses eixos orientarão a elaboração da LOA. O projeto deverá seguir para apreciação da Câmara Municipal.