Com inúmeras razões para comemorar, Toledo chega aos 71 anos

Publicado: Qua, 13/12/2023 16:56 | Modificado: Sex, 15/12/2023 18:05
  • Programação de aniversário inclui grandes shows que serão realizados em diversos pontas da cidade, levando a alegria que a data inspira ao maior número de pessoas
    Programação de aniversário inclui grandes shows que serão realizados em diversos pontas da cidade, levando a alegria que a data inspira ao maior número de pessoas
  • Programação de aniversário inclui grandes shows que serão realizados em diversos pontas da cidade, levando a alegria que a data inspira ao maior número de pessoas
    Programação de aniversário inclui grandes shows que serão realizados em diversos pontas da cidade, levando a alegria que a data inspira ao maior número de pessoas
  • Programação de aniversário inclui grandes shows que serão realizados em diversos pontas da cidade, levando a alegria que a data inspira ao maior número de pessoas
    Programação de aniversário inclui grandes shows que serão realizados em diversos pontas da cidade, levando a alegria que a data inspira ao maior número de pessoas

 

O desenvolvimento está no DNA de Toledo, com conquistas surgindo ou sendo reforçadas a cada dia ao longo destes 71 anos de história do município. Embora façam parte da rotina, não podem ser banalizadas e, em cada 14 de Dezembro, devem ser lembradas e celebradas.

De 1952 para cá, aquele pequeno vilarejo que começava a receber centenas de famílias, majoritariamente vindas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, atraídas pelo projeto da Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A (Maripá), não parou mais de crescer e hoje é o maior produtor de alimentos do estado, além de referência nacional no agronegócio, na indústria e na inovação tecnológica. Daí surge uma sociedade vibrante e acolhedora, que valoriza a modernidade sem abrir mão das tradições que formam a sua identidade cultural.

É em torno dos interesses da nossa gente que o poder público municipal tem trabalhado, gestão após gestão, em políticas públicas que fazem desenvolvimento econômico e qualidade de vida andarem lado a lado. “Temos a obrigação de sermos protagonistas deste tempo que envolve todo esse processo de evolução da perspectiva tecnológica e do fortalecimento da produção, vocações que temos para promover um desenvolvimento socioeconômico equilibrado, o que é possível por meio de instituições que trabalhem em harmonia. Assim, é possível conseguir resultados importantes para a comunidade”, observa o prefeito Beto Lunitti.

O gestor também comenta sobre os principais desafios para os próximos anos, os quais só serão superados por meio da união de esforços. "Celebrar os 71 anos de Toledo nos faz lembrar que precisamos ter sabedoria e discernimento para transpor as dificuldades. Com garra, motivação e vigor, temos o dever de reunir forças para que, conectados, possamos sempre fazer o melhor e utilizarmos o nosso tempo precioso na proposição de soluções para os principais problemas do nosso município. É assim que devemos gastar nossas energias, o que acaba contribuindo para o Brasil e o Paraná”, aponta Beto. 

 

Festa

Vários eventos alusivos ao 71º aniversário de Toledo estão sendo promovidos desde o início de dezembro. O ponto alto destas festividades serão os shows regionais e nacionais que serão realizados em quatro pontos da cidade.

Na quinta-feira (14), a Praça Carmen Terezinha Ost (Praça Paris), no Jardim Coopagro, receberá os shows de Davi Serena (19h) e Guilherme e Santiago (20h30). No dia seguinte será a vez de o estacionamento do Centro Multiuso Rosineia Zandonato Maciel de Oliveira, no Jardim Panorama, ser palco das apresentações com as Embaixadoras da MPB (19h) e Rick e Renner (20h30). O Parque dos Pioneiros, na Vila Pioneiro, abrigará sábado (16) os shows de Camila Noro e Us Agroboy às 19h e 20h30, respectivamente.

Para domingo (17) estão previstos quatro eventos para o Parque Ecológico Diva Paim Barth: distribuição do bolo de aniversário de Toledo às 18h, resultado do Concurso de Decoração Natalina 2023 às 18h30, e shows com Simone Winkel às 19h e João Neto e Frederico às 20h30. Por fim, na terça-feira (19), no palco da Vila de Natal, montado na Praça Willy Barth, será encenado o espetáculo 'Meu Presente de Natal', da Companhia de Teatro D´Arte Entretenimento, de Gramado/RS.

 

Os artistas

Guilherme e Santiago – Formada pelos irmãos Herickson e Henzzo Cardoso Rosa, a dupla goiana gravou seu primeiro álbum em 1994 e nestes quase 30 anos de carreira colecionam vários sucessos, como “Do outro lado da cidade”, “Peão não chora”, “Azul”, “Hábito”, “Chovendo estrelas”, “E daí?”, entre outros. Entre 2007 e 2009 apresentaram o “Terra Nativa”, programa semanal da Rede Bandeirantes que apresentava o melhor da música sertaneja da época. Apesar das mudanças pelas quais o mercado passou de lá para cá, Guilherme e Santiago têm mantido a dedicação e ainda levam milhares de pessoas aos locais por onde passam.

Rick e Renner – O tocantinense Geraldo Antônio de Carvalho e o mineiro Ivair dos Reis Gonçalves começaram a fazer shows em 1986, mas só gravariam o seu primeiro álbum cinco anos depois. Deste momento em diante, a dupla emplacou vários hits como “Ela é demais”, “Filha”, Nóis tropica, mas não cai”, “Nos bares da cidade”, “Só pensando em você” e “O amor e eu”. Após duas separações (2010 a 2012 e 2015 a 2018), a dupla tem trabalhado com um repertório que une grandes sucessos e canções inéditas, a maioria destas assinada por Rick, um dos compositores mais importantes da história recente da música sertaneja.

Us Agroboy – O mineiro Gabriel Vittor e o goiano Jota Lennon formaram a dupla em 2021 e, desde então, já somam mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 180 milhões de visualizações no Youtube. Antes disso, trilharam por carreiras musicais solos e também na composição, assinando canções que fizeram sucesso com grandes nomes da música sertaneja, como Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Ana Castela. Expoentes do gênero hip-roça, Us Agroboy são sucesso nas redes sociais e nas emissoras de rádio com hits muito ouvidos pelo público mais jovem: “Baladinha rural”, “Eu minto”, “Consequências de amar um cowboy”, “Fazendinha de madeira” e “Us agroboy da roça”.

João Neto e Frederico – Nascidos em Goiânia, os irmãos João Neto e Frederico Augusto Silva Nunes cantam juntos desde a infância. A carreira deles tomou forma enquanto cursavam, respectivamente, Medicina Veterinária e Agronomia na Universidade Federal de Goiás (UFG) – verdadeiramente um sertanejo universitário (!). Depois de formados, começaram a dedicar-se inteiramente à agenda de shows, lançando o primeiro álbum em 1998. A partir disso, começaram a enfileirar vários sucessos, como “Lê lê lê”, “Só de você”, “Meu anjo”, “Pega fogo cabaré”, “Crime perfeito”, “Ele não vai mudar” e “Chorou na Escadaria”.