A última edição do Ecoponto Itinerante resultou em 155 toneladas de volumosos (sofás, colchões e demais móveis e utensílios), recicláveis e demais materiais inservíveis. A ação começou na quinta-feira (01) e terminou no sábado (03), percorrendo 55 quarteirões dos Loteamentos Fachini e Cosmos.
Os imóveis foram vistoriados pelos agentes de combate a endemias (ACE’s) e os moradores orientados a eliminar focos que podem servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O trabalho contou com o apoio de servidores municipais de diversas secretarias e funções, estudantes e voluntários.
Durante os dois primeiros dias aconteceram visitas às residências e sensibilização da comunidade sobre a necessidade de limpar os quintais. No sábado, mais de 70 pessoas recolheram todo o material descartado pelos munícipes. “Foi um grande trabalho, um dos maiores Ecopontos que realizamos. A comunidade foi muito partícipe, servidores municipais e demais voluntários também. Esta é uma forma de eliminar a infestação do mosquito transmissor da dengue e também manter nosso município mais limpo e organizado”, comentou o prefeito Beto Lunitti.
O trabalho intersetorial contou também com o apoio logístico de mais de uma dezena de caminhões e utilitários, além de pás carregadeiras e veículos. “Essa soma de esforços tem tornado essa ação bastante exitosa. Todo esse material recolhido poderia gerar focos de infestação. Agora, é preciso que os moradores mantenham seus quintais limpos”, explicou a coordenadora do Setor de Combate a Endemias, Lilian Konig.
O próximo Ecoponto Itinerante vai acontecer após o feriado de Carnaval na região dos Jardins Bressan e Cezar Park. Lilian disse que já está em contato com as lideranças da comunidade para buscar o engajamento dos moradores.