Encontros fortalecem diálogo e ampliam participação de associações comunitárias

Publicado por jose.seide , Qui, 25/06/2026 17:23
  • O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
    O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
  • O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
    O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
  • O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
    O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
  • O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
    O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
  • O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
    O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
  • O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
    O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
  • O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve
    O mais recente ocorreu nesta quinta (25) no Paço Municipal Alcides Donin; iniciativa já reuniu lideranças de diferentes regiões da cidade e terá novas etapas em breve

 

A Prefeitura de Toledo, por meio da Assessoria de Assuntos Comunitários, realizou, na tarde desta quinta-feira (25), mais uma reunião com representantes de associações de moradores. O encontro, realizado no Paço Municipal Alcides Donin, reuniu presidentes e vice-presidentes que não puderam participar das etapas regionalizadas promovidas recentemente em diferentes bairros do município.

A pauta seguiu a mesma linha dos encontros anteriores, abordando temas relacionados à regularização documental das associações, fortalecimento da comunicação entre lideranças comunitárias e poder público, sustentabilidade financeira das entidades e ampliação da participação das comunidades nas ações preventivas desenvolvidas em parceria com a Defesa Civil. A iniciativa integra um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo deste mês e que, até o momento, contabiliza oito encontros realizados em diferentes regiões da cidade – somente entre os dias 15 e 24 de junho, sete reuniões reuniram mais de 60 participantes, representando 22 associações de moradores.

Embora a proposta inicial fosse apresentar orientações administrativas e o projeto desenvolvido em parceria com a Defesa Civil, os encontros também serviram para levantar demandas específicas dos bairros, relacionadas à infraestrutura urbana, manutenção e utilização dos espaços comunitários, dificuldades para renovação das diretorias e alternativas para fortalecer a atuação das associações. “Quando nos reunimos com os presidentes, acabamos conhecendo mais de perto as necessidades de cada comunidade”, observa o diretor de Assuntos Comunitários, José Roberto Ignácio.

El Niño – A participação da Defesa Civil consolidou-se como um dos principais eixos da iniciativa. Entre as propostas apresentadas está a criação de uma rede de agentes comunitários, formada por representantes das associações, que atuarão como pontos de apoio na disseminação de informações preventivas e no atendimento inicial em situações de emergência climática. “A orientação partiu da Defesa Civil do Estado do Paraná, que recomendou aos municípios intensificar as ações preventivas diante dos eventos meteorológicos previstos para os próximos meses. Precisamos preparar as comunidades para agir de forma rápida e organizada sempre que houver necessidade”, destaca o coordenador municipal da Defesa Civil, José Carlos Queiroz da Silva. 

O monitoramento de áreas sujeitas a alagamentos e outras situações de risco também integra o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil. “Orientamos a população a comunicar ocorrências e pontos vulneráveis identificados nos bairros, contribuindo para o planejamento de ações preventivas”, recomenda.

Cooperação – Segundo José Roberto, o trabalho desenvolvido busca fortalecer a atuação das lideranças comunitárias e construir uma rede permanente de cooperação entre as comunidades e o poder público. “A proposta é aproximar ainda mais as associações da administração municipal e estimular a troca de informações entre os próprios bairros”, contextualiza. “Quando fortalecemos as lideranças locais, fortalecemos também a capacidade de resposta das comunidades diante dos desafios do dia a dia”, complementa.

O diretor observa que o modelo regionalizado adotado nas primeiras reuniões permitiu aproximar o poder público das realidades específicas de cada território. “Ao descentralizar os encontros, conseguimos ouvir melhor as demandas e construir soluções de maneira mais participativa”, pontua. “Essa proximidade fortalece as associações e contribui para tornar o trabalho comunitário mais eficiente”, acrescenta o diretor, informando que novas reuniões já estão sendo organizadas pela Assessoria de Assuntos Comunitários, embora as datas e os locais ainda estejam em definição.

A próxima etapa do trabalho será direcionada às associações de comunidades do interior. “Elas possuem características próprias e enfrentam desafios diferentes daqueles observados na área urbana. Por isso, estamos preparando uma ação específica”, comenta José Roberto.