A Prefeitura de Toledo esteve representada no lançamento da pedra fundamental do Hospital Intercooperativo da Região Oeste do Paraná – o Hospital de Alta Complexidade da Unimed. O evento, realizado no Biopark na última terça-feira (22), reuniu diversas autoridades, investidores e demais convidados na área onde será edificado o complexo de saúde.
Ao todo, o hospital prevê uma estrutura com 40 leitos de enfermaria e mais de 20 leitos de UTI. O complexo é uma parceria entre o Biopark, doador de um terreno de 20 mil metros quadrados e o Sistema Unimed Federação do Paraná e Costa Oeste e os investimentos já somam R$ 80 milhões.
Em seu discurso, a sócia-fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi, ressaltou que o ato é a concretização de um sonho. “O hospital é um item sonhado e bastante discutido que fará parte de uma área do Biopark destinada a um complexo de saúde, que já conta com a presença da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o curso de Medicina. É um espaço que vai mudar o cenário regional não só pela sua estrutura física, mas pelo atendimento modular que vai crescer conforme as demandas da região”, enalteceu.
A fala foi complementada pelo presidente e fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, afirmando que o hospital de alta complexidade demonstra que o Biopark vem crescendo a passos largos. “É uma âncora muito importante na área da saúde e que vai atrair cada vez mais pessoas de excelência para o nosso território”.
Os esforços para a concretização do projeto e o início das obras foram frisados pelo diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Hiroshi Nishitani. “Nos últimos dois anos estivemos trabalhando incansavelmente planejando e organizando este projeto para que ele fosse para frente. O evento de hoje veio na hora exata e oportuna para todos os envolvidos na estruturação e também para a população”.
O prefeito Beto Lunitti prestigiou o evento e afirmou ser fundamental este investimento para Toledo. “Aqui teremos atendimento para nossa região toda, além de estados vizinhos e até mesmo o Paraguai, pois será uma referência”. Lunitti ainda destacou a doação da área de 20 mil metros quadrados pelo Biopark para a construção da nova unidade hospitalar que poderá atender também ao município por meio de convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Será um hospital para atendimento especializado em procedimentos de alta complexidade, algo que ainda não existe no oeste do Paraná”, completou o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt destacando ainda que essa conquista só foi possível pela soma de esforços da iniciativa privada, cooperativa e o poder público. “O resultado disso é mais saúde para toda nossa população”, concluiu.
Após o encerramento do cerimonial, tratores e outras máquinas de escavação já começaram a trabalhar no local. A previsão é que o Hospital seja inaugurado no primeiro semestre de 2026.
Texto: Prefeitura de Toledo, com informações da assessoria do Biopark
Fotos: Biopark