Farruggia, criador do Campus Party, estará em Toledo para inaugurar laboratórios Include

Publicado: Sex, 24/03/2023 14:28 | Modificado: Qui, 30/03/2023 17:30
  • Francesco Farruggia: O aprendizado tecnológico pode tornar o jovem protagonista de sua própria história (Divulgação)
    Francesco Farruggia: O aprendizado tecnológico pode tornar o jovem protagonista de sua própria história (Divulgação)

 

Uma das maiores autoridades mundiais em educação tecnológica para jovens, criador do Campus Party, festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade com mais de 70 edições realizadas em 30 países, Francesco Farruggia estará em Toledo na quinta-feira, 30 de março, para a inauguração de três laboratórios do programa Include, que oferece qualificação para jovens de 12 a 20 anos.

“O Include viabiliza o acesso à tecnologia para transformar histórias, tornando os jovens protagonistas de suas próprias vidas e preparando-os para o mundo do trabalho”, costuma dizer Farruggia. A chegada do programa a Toledo é resultado de convênio entre o Município (secretarias do Desenvolvimento Econômico e do Desenvolvimento Humano), o Instituto Campus Party e o Prosperity Fund do UK Brazil Tech Hub, organismo de cooperação do Governo do Reino Unido. Com validade até o final de 2024, o convênio envolve aporte de R$ 400 mil, sendo R$ 200 mil de contrapartida do Município.

Atualmente o programa social conta com 62 laboratórios em 53 cidades de 10 estados brasileiros. Em Toledo, onde o programa foi instalado no final do ano passado, são três laboratórios: no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, (Jardim Europa), no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel (Jardim Coopagro) e na Unidade Social do bairro São Francisco, envolvendo cerca de 300 jovens nos dois primeiros ciclos de formação.

Transformar vidas - “Estamos convencidos de que não há como promover a inclusão do jovem, sem dar a ele as ferramentas necessárias do conhecimento tecnológico. O include tem exatamente este viés, lá nos bairros mais populares, onde, não fosse este importante programa, o jovem não teria acesso a este tipo de formação, que vai prepará-lo para agora e para o futuro”, diz o prefeito Beto Lunitti.

Lunitti lembra que a ideia nasceu com o deputado federal Sérgio Souza, um dos responsáveis pela concretização do Include. “Nós estivemos em Brasília, ainda lá em 2021, no início do governo, e com o Sérgio estivemos em uma agenda na Anatel, onde soubemos deste convênio com o Reino Unido para investir em formação tecnológica para jovens e a partir daí tudo aconteceu, tudo está acontecendo”, resume o prefeito.

Inauguração - A solenidade de inauguração dos laboratórios Include em Toledo será na próxima quinta-feira (30), a partir das 13h30, no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, na Rua Pacífico Dezem, 337, no Jardim Coopagro. Estarão presentes, além da equipe do programa e secretários municipais e vereadores, Francesco Farruggia e Sidiane Zanin, presidente-executiva do Campus Party; Vicente Bandeira de Aquino Neto, conselheiro da Anatel; Renata Figueiredo Santoyo, assessora internacional da Anatel; Andréa Motta, diretora do UK-Brazil Tech Hub; e Adam Petterson, cônsul honorário do Reino Unido no Paraná

Campus Party/Include - O Campus Party, experiência tecnológica que reúne jovens em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital, é realizado desde 1997 na Espanha, se internacionalizou a partir de 2008 e hoje tem edições no Brasil, Inglaterra, Itália, Alemanha, Colômbia, México Equador, El Salvador e Singapura, entre outros países.

Dessa experiência nasceu o programa social Include by Campus Party, focado em tecnologia, educação e empreendedorismo, oferecendo formação em eletrônica, robótica e programação com linguagem de gameficação, com um programa de ensino baseado na chamada metodologia maker, onde o jovem aprende na prática, na experiência de trabalho criativo em grupo. Dentro desse conceito, mais que um repassador de conteúdo, os monitores são estimuladores para que os alunos aprendam resolvendo problemas.

Quem é - Italiano, Francesco Farruggia é presidente do Instituto Campus Party, foi dono de empresas de marketing estratégico para meios de comunicação, consumo de massa e políticos. Foi editor de jornal e televisão. Foi consultor na campanha do presidente italiano Matteo Renzi. Colaborou com o escritor Gabriel Garcia Marquez na produtora de cinema Amaranta e na fundação da Escola de Cinema Latinoamericana em La Habana. É sócio fundador, junto ao ex–vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, da Futura Estudios, empresa com o objetivo de estudar a estrutura da sociedade da informação. É anjo e sócio investidor de várias startups digitais.