Foi realizada nesta sexta-feira (19) a assembleia geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). O encontro aconteceu na sede do órgão, no Jardim Coopagro em Toledo, e deliberou diversos assuntos pertinentes às atividades do órgão, como a necessidade de um processo seletivo para contratação de profissionais para as áreas administrativa e odontologia. Representando o prefeito Beto Lunitti, que cumpriu outra agenda, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt anunciou mais um momento importante em relação ao Hospital Regional de Toledo (HRT).
Dorfschmidt, que estava acompanhado no encontro da secretária de Saúde Gabriela Kucharski, informou os demais gestores municipais consorciados sobre a homologação do processo licitatório que selecionou o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) para fazer a gestão da unidade. “Ontem [quinta-feira, 18], em um momento muito especial e emocionante, o prefeito Beto Lunitti assinou o documento e agora teremos um prazo para a confecção do contrato e termos, efetivamente, aquela unidade atendendo nossa população”, disse.
O IDEAS apresentou uma proposta com percentual de atendimento SUS acima de 85% e valor de reinvestimento mensal de R$ 49.750,00 e, apesar de todas etapas da licitação, o prefeito Beto Lunitti, dentro da proposta de dar total transparência aos processos envolvendo as obras e o gerenciamento do hospital, optou em antes de concluir a licitação, realizar uma visita a uma unidade hospitalar gerenciada. “Uma comitiva foi para o Rio de Janeiro conhecer o trabalho desenvolvido por esta entidade que atualmente está presente também nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, destacou.
Psiquiatria - Ademar ainda aproveitou o encontro para comentar sobre uma visita realizada a uma clínica psiquiátrica em Cascavel que oferece internamento voluntário, involuntário e compulsório para dependência química e casos psiquiátricos. “É um espaço muito bom, tive a oportunidade de conhecer lá. Temos muitas dificuldades quando precisamos adquirir vagas, pois são sempre em municípios mais distantes, e acho que poderia ser realizado um contato com esta clínica para buscar algum tipo de parceria”, destacou.