A ampliação de demandas no Poder Judiciário motivaram o juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Toledo, Figueiredo Monteiro Neto, a procurar o Executivo e o Legislativo Municipal com o intuito de anuir a solicitação de ampliação do atendimento judicial, a partir da criação de mais uma Vara Criminal na Comarca, voltada aos casos de violência doméstica e contra idosos e crianças. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito nesta quinta-feira (06).
Conforme o magistrado, atualmente tramitam na 1ª Vara Criminal aproximadamente 5 mil processos. “Com isso minha pauta para audiências está para quase dois anos e três anos para a solução de um processo de violência doméstica. Diante desta situação, surgiu um entendimento de que é preciso avançar e surgiu a ideia de buscarmos a implantação de mais uma Vara, equipamento com o intuito de acelerar os atendimentos”, explicou Monteiro Neto.
A mobilização de toda a sociedade, em especial do Legislativo e do Executivo, se tornam importantes para alcançar avanços para o Poder Judiciário. Lunitti, durante a reunião, destacou o crescimento do município em relação ao número de habitantes e o quanto isso implica em relação ao atendimento da população. “Percebemos o aumento das demandas na esfera da gestão e acreditamos que esta ampliação aconteça nos diversos setores, inclusive no que tange à Justiça. No que for possível, estamos dispostos a auxiliar”, destaca.
No mesmo compasso, o presidente da Câmara, Dudu Barbosa, ressaltou que o Legislativo, da mesma forma, irá empenhar-se nesta questão. Na segunda-feira (10) foi proposta uma reunião com os vereadores e vereadoras para exposição da situação. “Acredito no apoio dos nossos legisladores a esta causa tão nobre. Conte com o apoio da Presidência da Câmara Municipal”, concluiu Dudu.