Os municípios de Toledo, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde se reuniram, por meio de seus representantes, na quinta-feira (04), com o intuito de unir forças em prol da ampliação do atendimento judicial, a partir da criação de mais uma Vara Criminal na Comarca, voltada aos casos de violência doméstica, em especial contra mulheres.
O encontro, realizado na sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo, deu continuidade às discussões iniciadas junto com o juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Toledo, Figueiredo Monteiro Neto, ao procurar o Executivo e o Legislativo Municipal de Toledo com o intuito de anuir a proposta a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)
Conforme dados apresentados pelo magistrado ao prefeito Beto Lunitti, atualmente tramitam na 1ª Vara Criminal aproximadamente 5 mil processos, fato que justifica a criação de um Juizado Especial. “Diante desse quadro, entendemos que uma mobilização de toda a sociedade, em especial dos nossos Legislativos e Executivos, se torna importante para alcançar avanços para o Poder Judiciário”. Lunitti destacou ainda o crescimento da região em relação ao número de habitantes e o quanto isso implica em relação ao atendimento da população. “Percebemos o aumento das demandas na esfera da gestão e acreditamos que esta ampliação aconteça nos diversos setores, inclusive no que tange à Justiça.
O pedido recebeu o apoio do prefeito de Ouro Verde do Oeste, Lucian Aluísio Dierings, e da representante de São Pedro do Iguaçu, a chefe de gabinete Veridiana Heberle de Souza, que se comprometeram a levar a proposta também às Câmaras de Vereadores dos dois municípios. “Acredito ser uma luta importante, como tantas outras que podemos encampar de forma regional”, disse Lucian Dierings. “Da mesma forma, já na próxima segunda-feira tentarei me reunir com nossos legisladores e pedir apoio a esta causa”, completou.
Lunitti disse que essa mobilização dará robustez ao pedido da ampliação e aproveitou o momento para também falar da homologação da empresa gestora do Hospital Regional de Toledo, fato que deve acontecer nos próximos dias e demais assuntos que envolvem o desenvolvimento regional. O encontro contou com a presença de outras autoridades, entre elas o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt.