Núcleo setorial e governo municipal debatem temas relevantes à Grande Pioneiro

Publicado: Qui, 13/07/2023 17:32
  • Importância da governança local foi apresentada a representantes da comunidade estiveram na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito na manhã desta quinta-feira (13)
    Importância da governança local foi apresentada a representantes da comunidade estiveram na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito na manhã desta quinta-feira (13)
  • Importância da governança local foi apresentada a representantes da comunidade estiveram na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito na manhã desta quinta-feira (13)
    Importância da governança local foi apresentada a representantes da comunidade estiveram na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito na manhã desta quinta-feira (13)

 

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), o encontro periódico do Núcleo Setorial (NT) da Grande Pioneiro. Marcaram presença representantes de diversas instituições, incluindo estabelecimentos de ensino, associação de moradores e cooperativas com agências na região (Sicoob e Sicredi).

Um dos principais temas abordados durante a reunião foi a apresentação da estruturação do NT e a importância da governança local. Esta mobilização faz parte de um trabalho capitaneado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), que está implantando outros três núcleos: no Jardim Porto Alegre, na Grande Coopagro e no Jardim Panorama – o governo municipal apoia a iniciativa, tanto que o prefeito Beto Lunitti solicitou que a União Toledana de Associação dos Moradores (Utam) se envolvesse neste processo. 

Outro assunto relevante discutido na reunião foi a possibilidade de incluir a feira do comércio do bairro, que não é realizada desde 2016, no calendário do município. “É um pedido simples de ser atendido, bastando os organizadores informarem a data à AgroDesenvolvimento [Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico]. Quanto a apoio, isso dependerá do orçamento disponível na pasta”, explica o prefeito Beto Lunitti, que foi informado pelo grupo de moradores e/ou empresários de que a data provável para próxima edição da feira é novembro de 2024.

Também foi apresentado um parecer sobre a reestruturação do Terminal Rodoviário da Grande Pioneira, cujas obras têm o início previsto para setembro deste ano. Além disso, foi discutida a concessão de espaços comerciais no local, incluindo o fechamento dos banheiros às 22h. Outro projeto apresentado foi o da nova Unidade de Saúde da Família (USF) que será construída na Vila Pioneiro.

Em relação à decoração natalina para o bairro, o titular da AgroDesenvolvimento, Diego Bonaldo, apresentou o edital e os planos para a Grande Pioneira. Foram discutidas ideias para a instalação de decorações temáticas e iluminação adequada, visando proporcionar um clima festivo e acolhedor durante o período natalino.

Durante a reunião, que teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa, também foi abordada a situação do auditório do Centro Cultural Ondy Niederaurer, que se encontra interditado. O secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Sincler Miguel, explicou que o problema está relacionado ao telhado e ao sistema de drenagem de água da chuva. Foi apresentado um projeto de reestruturação do auditório, inicialmente previsto para este ano, mas que, devido a restrições orçamentárias, foi adiado para 2024.

O prefeito aproveitou a ocasião para discutir a possibilidade de novos horários de funcionamento do comércio, destacando a importância de compreender a nova dinâmica da sociedade e repensar os hábitos de compras. Em seguida, o prefeito encerrou o encontro relatando sua recente visita a Brasília e destacando a aproximação com os governos estadual e federal, visando fortalecer parcerias e buscando recursos para o município.