Representantes do Sistema S e do Clube de Caça e Pesca de Toledo participaram de um encontro com o prefeito Beto Lunitti na última terça-feira (07). Durante a reunião, foi anunciada a presença da Carreta Escola do Senac/Paraná na Festa Nacional do Porco no Rolete com uma programação especial por conta da comemoração da 50ª edição do evento. A intenção é promover a formação de novos assadores, para dar continuidade a tradição e fomentar profissionalmente a atividade.
Segundo a gerente executiva do Senac local, Shenia Uez, em Toledo já existe uma parceria com o Caça e Pesca desde 2019 voltada a qualificar pessoas na função de assadores de porco no rolete, um dos pratos mais tradicionais da culinária paranaense. “Passam-se muitos anos e vemos pouca renovação destes profissionais. O objetivo deste ano, e por se comemorar os 50 anos da Festa, era trazer a Carreta Senac para mostrar essa parceria”, disse.
A unidade móvel, segundo a gerente, é utilizada para cursos de pães e confeitos e é a maior das quatro disponíveis no Paraná. Além disso, o equipamento estar em Toledo já denota a excepcionalidade da ação, pois ela é voltada para municípios onde não existe a presença de unidades fixas do Senac. “Será um momento especial, teremos capacidade de atender até 20 alunos e a carreta Senac estará no Clube nos dez dias que antecedem a Festa com cursos para atender a população toledana”. Sobre as inscrições, Shenia destaca que em breve elas serão anunciadas, mas já está definido que os cursos serão nos três turnos.
O prefeito Beto Lunitti lembrou que estas ações promovem geração de emprego e renda. “Temos assadores que viajam o Brasil, participam de eventos e além de divulgar nosso prato típico, conseguem aumentar seus rendimentos. É importante esse momento, ficamos felizes com o anúncio”. Lunitti ainda aproveitou o momento da reunião e, por telefone, conversou com o vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio, Darci Piana. Durante o contato, Lunitti agradeceu a deferência em poder contar com a unidade móvel em Toledo.
Quem também vê com bons olhos a ação promovida pelo Senac é o presidente do Caça e Pesca, Claudemir Rossi. “Com o tempo nossos assadores vão envelhecendo e nem sempre existe uma renovação. Eu, por exemplo, tenho mais de 50 anos e temos pouca gente com menos idade que eu que se dedica a essa atividade. Portanto, esses cursos para a área de preparação, não só de porco no rolete, mas de outros cortes suínos e demais tipos de churrasco é uma forma de qualificar e manter a tradição da Festa Nacional do Porco no Rolete”, concluiu.
Ainda participaram do encontro o representante do Sindicato do Comércio Varejista de Toledo, Beloir João Rotta, o coordenador comercial do Senac, Oswaldo Brejanim Júnior, e o gerente executivo do Sesc, Fernando Turim.