O prefeito Beto Lunitti foi homenageado, na manhã desta quinta-feira (31), com a Medalha Mérito 19º Batalhão de Polícia Militar. A entrega ocorreu durante as celebrações alusivas ao 18º aniversário do BPM sediado em Toledo e que atende 13 municípios da região cuja população somada passa dos 300 mil habitantes.
Além do chefe do Executivo toledano, também foram agraciadas outras sete autoridades e 22 integrantes da PMPR. O evento contou ainda com a apresentação da tropa (incluídos os alunos do Colégio Vila Militar Toledo), execução do hino nacional, continência à bandeira e, na parte final, desfile dos policiais pertencentes às companhias abrangidas pelo 19º BPM perante as lideranças políticas, civis, militares e empresariais que prestigiaram o evento.
Na parte reservada ao discurso das autoridades, Beto Lunitti expressou sua gratidão pela homenagem recebida. “Aproveitando a presença do ex-prefeito Lucio de Marchi neste evento, quero cumprimentar todas as lideranças políticas que lutaram para que um batalhão da Polícia Militar fosse instalado em nosso município. Deixo também também meu ‘muito obrigado’ a esta corporação que tanto tem ajudado a fazer daqui um lugar próspero e agradável para a sua gente”, observa. “Este zelo da PM com a nossa população foi fortalecido com o ‘Toledo é + Seguro!’, programa que integra as forças de segurança e propicia um combate mais assertivo à bandidagem. Além de investir em nossa Guarda Municipal, também estamos contribuindo para a segurança pública por meio de ações inovadoras na educação cujo caráter emancipador está formando cidadãos mais íntegros, capazes de fazer boas escolhas e evitar o caminho do crime”, pontua.
O comandante do 19º BPM, tenente-coronel Jorge Fritola, trouxe, em seu discurso, vários dados que comprovam a qualidade do trabalho realizado pelo batalhão. “Nosso batalhão atinge sua maioridade vivendo um momento ímpar, no qual retribui toda a confiança da sociedade de Toledo e região com grandes resultados. Além de apreensões recordes de cigarro contrabandeado e drogas ilegais, foi registrado neste ano, comparado ao mesmo período de 2022, um aumento de 19% no número de prisões e de 33% de apreensão de armas. A quantidade de furtos diminuiu 7%, sendo que o de veículos teve queda de 39%. Três dos dez policiais militares que mais realizam prisões em flagrante são do nosso batalhão, incluído aí o primeiro lugar”, enaltece. “Estar comemorando uma data tão importante ao lado dessa tropa é, para mim, motivo de orgulho. São homens e mulheres que usam da força quando necessário, mas que são orientados a proteger a sociedade e, ao contrário do que muitos pensam, não para ‘caçar bandido’. Nossa corporação conta com várias instâncias internas e externas de controle e fiscalização e não tememos uma relação ainda mais transparente com a sociedade. Se tivermos que, por exemplo, usar câmera em nossas fardas, tal proposta não encontrará oposição da nossa parte”, assegura.