Nesta quinta-feira (21), na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo, aconteceu a reunião trimestral ordinária entre a administração municipal e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). Durante o encontro foram debatidos diversos assuntos, em especial tratativas sobre o videomonitoramento, nova lei de licitação para as micro e pequenas empresas, epidemia de dengue, entre outras tratativas. Foi o primeiro encontro com a participação do novo presidente da entidade, Cristiano Dall'Oglio da Rocha.
O prefeito Beto Lunitti deu boas vindas a Cristiano e demais integrantes da diretoria empossada recentemente e manifestou o desejo de manter a boa relação com a instituição. “A ACIT contribui imensamente com o desenvolvimento do nosso município. É uma entidade importante na defesa do interesse dos seus associados, mas também na proposição de ideias, no fortalecimento de diversos setores da nossa economia, entre tantas outras frentes de atuação. A vontade desta gestão é fazer com que Toledo cresça e a ACIT tem papel importante neste contexto”, disse.
Já Cristiano, por sua vez, lembrou que a ACIT, além da defesa dos seus associados, busca também ter um olhar para todo o município. “Nos colocamos sempre à disposição para contribuir com as causas da nossa sociedade e tudo o que for de interesse coletivo. Foi importante trazer para este encontro nossa nova diretoria e mostrar que continuaremos mantendo essa boa relação institucional entre nós e a Prefeitura”.
Também participaram do encontro demais representantes da entidade, entre eles o vice-presidente de Finanças, Ademir Kopeginski; a vice-presidente de Produtos, Giselle Uilza Bruno Grando; o vice-presidente de Indústria, Lieser Augusto Belenzier; o vice-presidente de Relações Institucionais, Rafael Pastrello Hirata; o vice-presidente de Inovação e Tecnologia, Marcio Pinheiro; e a conselheira consultiva, Daiany Carulli.
Discussões - Uma das pautas abordadas pelo prefeito Beto Lunitti foi o Decreto Nº 1.074/2024 regulamentando os dispositivos da Lei Federal nº 13.874/2019, da Lei Estadual nº 20.436/2020 e do Decreto Estadual nº 3.434/2023, que tratam da liberdade econômica, baseada na classificação de risco das atividades econômicas para fins de licenciamento municipal, desburocratizando e dando celeridade para a abertura de empresas. Com a nova legislação, Toledo conta com 764 atividades dispensadas da necessidade de atos públicos de liberação para operação e funcionamento do estabelecimento.
Outra discussão foi a continuidade do “Toledo é + Seguro!”, que tem como um de seus objetivos, a integração de câmeras de segurança instaladas em áreas externas de propriedades privadas e estabelecimentos comerciais, visando fortalecer a prevenção e resolução de crimes. “Vamos ampliar o número de servidores municipais trabalhando na integração dessas câmeras à rede de segurança pública, tornando essa malha ainda mais abrangente e aumentando a segurança da população”, disse Lunitti.
Além destes assuntos, a dengue e o aumento das pessoas em situação de rua foram pautas do encontro. “Estamos atuando firmemente nestas duas frentes. São situações que o gestor público precisa enfrentar. Em relação às pessoas em situação de rua, vamos ampliar as vagas na Casa de Passagem e buscamos uma forma de firmar parceria com instituições. Também aumentamos as equipes de abordagem, entre outras ações. No que tange à dengue, estamos realizando todas as ações previstas e alinhados com os demais órgãos de saúde. Temos feito nossa parte”, comentou.
Ao final, também foi falado sobre o INOVAMEAT Toledo, evento que chega a sua terceira edição com o tema a “Inovação na Produção de Proteína Animal”. O objetivo é abordar as principais inovações e tecnologias para a produção de proteína animal, visto que essa é uma área que dia após dia aumenta a sua relevância no cenário do agronegócio. A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite. A programação começa no dia 1º de abril.