Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR

Publicado: Seg, 22/05/2023 16:40
  • Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR
    Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR
  • Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR
    Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR
  • Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR
    Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR

 

Em ato realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo e acompanhado por diversas autoridades, o prefeito Beto Lunitti sancionou, nesta segunda-feira (22), a Lei Nº 2.589/2023 autorizando a doação com encargos da planta frigorífica à Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná (COOVICAPAR). O abatedouro, localizado no distrito de Vila Nova, já vinha sendo administrado pelos cooperados desde 2011 e recebeu nos últimos anos aproximadamente R$ 5 milhões em investimentos por parte da Cooperativa.

Atualmente a COOVICAPAR abate 320 suínos diariamente, gerando 43 empregos e o compromisso é manter, durante 5 anos, 50 colaboradores. “Vamos já no primeiro ano chegar a este número e temos como meta dobrar nosso abate nesse período. Realizamos diversos investimentos no local, como a implantação de câmaras frias, painéis de energia solar, investimentos nas lagoas de fluidos e demais necessidades”, disse o presidente da Cooperativa, Paulo Bernardi, lembrando que além de suínos, o espaço também processa bovinos, ovinos e caprinos. 

Entre os objetivos elencados estão também o de fomentar o desenvolvimento e a expansão da produção de proteína animal, oferecendo assistência técnica especializada aos produtores, efetuar sempre que solicitado e sem qualquer custo para o município o abate de animais para atender os Programas de Compra Direta, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e manter medidas permanentes de preservação e defesa do meio ambiente. 

“Eu quero de coração agradecer ao prefeito [Beto Lunitti] pelo ato, aos secretários Diego Bonaldo [Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico] e Mauri Refatti [Procuradoria Geral] e à Câmara de Vereadores pela sensibilidade. Vocês entenderam nosso propósito e esse documento nos dá segurança de trabalhar naquilo que é nosso. Temos muitos compromissos para cumprir nos próximos cinco anos, mas acreditamos que vamos conseguir ir além disso”, destacou Bernardi.

Essa atenção aos diversos setores, conforme o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, tem seu enfoque nos avanços para o município. “Quando a administração municipal entende que é melhor para os cidadãos, a gente propõe as discussões. É assim que se cresce e avança. Os nossos vereadores e vereadoras já entenderam essa proposta e tem sido parceiros nisso, porém, por parte desta gestão, sempre é respeitada essa independência dos poderes. Queremos continuar assim, pois nossa meta é dar aos munícipes qualidade de vida e um bom lugar para morar e construir seus sonhos”, frisou. 

Complementando a fala do vice-prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa, citou a reunião ordinária semanal, reforçando que não é um encontro da base, mas sim um momento para o Legislativo Municipal conversar com o Executivo sobre as matérias propostas. “Em relação à Lei aprovada, a Câmara entendeu, por sua maioria, que a doação do frigorífico era um fator importante para o desenvolvimento econômico, a partir da geração de emprego e renda. Por isso, procedemos desta forma, também por acreditar na seriedade da COOVICAPAR e na sua capacidade de cumprir com as metas propostas para que pudessem receber este imóvel”, disse.

“Momentos importantes no nosso município sempre acontecem e esse é um deles”, disse o deputado federal Dilceu Sperafico. “Atendendo pedido da administração, vou assumir um compromisso em auxiliar, na esfera federal, os trâmites em relação à presença da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], entre outras demandas, a partir de emendas parlamentares”. Sobre a doação da planta frigorífica para a COOVICAPAR, Sperafico disse ser um sonho diante do interesse de se ampliar a ovinocaprinocultura. “É mais uma atividade para nossas pequenas propriedades, a exemplo do que foi a piscicultura, hoje tão difundida e importante comercialmente para o municipio”, salientou.

Ao final, o prefeito Beto Lunitti disse que Toledo avança de forma coletiva e estruturante. Lunitti agradeceu a presença do deputado federal Dilceu Sperafico e destacou a importância da atuação dos parlamentares em prol do município, o que permite o crescimento da comunidade. “Aqui queremos construir alianças e promover o que nos aproxima. As indústrias e cooperativas têm papel importante no nosso desenvolvimento e acreditamos que a COOVICAPAR, a partir deste incentivo, vai ampliar sua atuação e se destacar. A área doada é de aproximadamente 30 mil metros quadrados, com benfeitorias na ordem de mil metros quadrados. As demais instalações já têm investimentos da Cooperativa”, concluiu, reforçando também as atuações dos deputados Sérgio Souza e Elton Welter.

Ainda estavam na sanção da lei vários vereadores e assessores, secretários e servidores municipais e representantes da COOVICAPAR.