A Prefeitura de Toledo firmou, nesta quarta-feira (01), o contrato para uma importante obra de mobilidade urbana. Em reunião com a presença de representantes da Construmaq Pavimentações, da comunidade de Novo Sobradinho, ciclistas e da administração municipal, foi sancionada o contrato para a construção da ciclovia no trecho entre a BR-163 e a sede do distrito. O investimento total, englobando materiais e mão de obra, soma R$ 2.222,428,91, sendo R$ 950 mil de recursos estaduais e o restante oriundo dos cofres municipais. O encontro foi realizado na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.
O prefeito Beto Lunitti esclareceu aos presentes a importância do encontro para alinhar todas as fases, esclarecimentos em relação aos prazos e demais detalhes técnicos para o início dos trabalhos. Lunitti destacou também a necessidade de se atentar às cláusulas contratuais e, caso seja necessário, fazer os ajustes devidos com o fiscal de contrato e diretores ligados à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural e Serviços Públicos, responsáveis pelo acompanhamento da obra. Uma preocupação externada foi com o fluxo de veículos e demais usuários da via, visando a segurança dos trabalhadores e também das pessoas que utilizam a OT-007.
A responsável pelo Controle Interno, Cleusa Ulmann, reforçou a importância do cumprimento dos prazos e a atenção à prestação de contas por conta do recurso ser disponibilizado por meio de convênio. “A Prefeitura de Toledo não atrasa pagamentos, mas neste caso eles dependem das medições de execução para que o Governo do Paraná libere o repasse. Tudo é enviado para a este ente governamental, submetido à análise, para posterior liberação dos valores a serem pagos”, explicou.
Para a comunidade, a obra será importante, pois vai ampliar as opções de mobilidade para os moradores do distrito. “O trecho será iluminado, é plano e vai permitir que mais pessoas adotem a bicicleta como meio de locomoção. Não é apenas para os ciclistas que trafegam com fins de atividade física ou lazer”, disse o morador Rafael Gaffuri Klais. Além disso, um dos pedidos da comunidade foi atenção aos horários de maior fluxo para o menor impacto para trafegabilidade de alunos, professores e também os trabalhadores que se deslocam pela via no dia a dia.
Outro morador, Ascânio Butzge, pediu que os presentes no encontro auxiliem na divulgação da obra e possam auxiliar na comunicação. “É como uma reforma dentro da nossa casa, sempre existe algum transtorno, porém vai se transformar numa melhoria. Cabe a nós, lideranças da comunidade de Novo Sobradinho, auxiliar numa comunicação positiva durante esses, aproximadamente, 9 meses de intervenções”. Ascânio, que é superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), ainda destacou que essa será a maior ciclovia no município e agradeceu ao prefeito Beto Lunitti e ao vice-prefeito Ademar Dorfschmidt por este olhar para o distrito.
Por sua vez, Dorfschmidt ressaltou a importância da obra, mas principalmente do encontro com as lideranças da comunidade. “Estes momentos servem para entendermos o quão necessário é avançar nas políticas, neste caso envolvendo a mobilidade urbana. Aqui vocês viram os servidores municipais, pessoas técnicas, que apresentaram todos os detalhes da condução de uma obra que vai atender diversas pessoas. Estou feliz em participar deste momento, agradecer pela presença de todos”, concluiu.
A obra - O trecho terá um total de 6,7 quilômetros e ligará o trevo da BR-163 ao distrito de Novo Sobradinho. A via terá sinalização horizontal e vertical e contará com barreiras de segurança durante o percurso. Além disso, será iluminada em toda a sua extensão.