Em reunião com representantes de associações e entidades, nesta terça-feira (27), o prefeito Beto Lunitti assinou diversos termos reafirmando as parcerias com a Universidade Paranaense (Unipar), o Toledo Futebol Clube (Toledão), a Associação Cultural Esportiva de Toledo (Ceato), a Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito) e a Associação Toledana de Esporte e Cultura (ATEC). O ato aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura e contou com a participação de servidores e secretários municipais.
As entidades privadas cedem seu espaço gratuitamente para a realização das atividades da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), possibilitando que mais munícipes tenham acesso às políticas públicas em locais acessíveis, seguros e com uma estrutura adequada. Projetos como o da Escola de Esportes, da bocha paralímpica, da ginástica para idosos, da ginástica artística, natação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), vôlei Gigante e Centro de Treinamento de Idosos são exemplos de atividades desenvolvidas nesses locais.
Para o presidente do Clube Toledão, Carlos Alberto de Sá, apesar da entidade ser formada por associados, as portas nunca foram fechadas para a comunidade. “Sempre que temos algum pedido, a gente atende. Somos parceiros para muitas coisas, cedendo nossos espaços e nos inserindo e auxiliando a comunidade toledana dentro das nossas possibilidades”, comentou. Da mesma forma, o diretor geral da Unipar em Toledo, Robson Recalcatti, disse que o convênio é uma via de mão dupla. “Trazemos para dentro a comunidade e nossos acadêmicos conseguem fazer seus estágios supervisionados, dentro da Universidade. Estamos felizes com as parcerias e como isso tem se viabilizado”.
Na ocasião estiveram presentes o secretário de Esportes e Lazer Eudes Dallanhol e a secretária de Educação Marli Gonçalves Costa, além de diretores das entidades como Helena Shibata e Celso Thotusi (Ceato), Fabia Freire (Atec) e Eleni Marcante e Rosi Cunha (Apito). “É preciso agradecer a todos vocês, pois esses grupos que vocês representam contribuem de forma grandiosa para o fomento das atividades esportivas e culturais em nosso município”, comentou Eudes. A diretora do Departamento do Idoso em Movimento da Smel, Marcia Spies, afirmou que algumas atividades acontecem devido à cedência de espaços. “O Toledão e a Unipar são grandes parceiros para que a gente possa desenvolver nossos setores. A manutenção do nosso trabalho acontece, em parte, por conta dessas entidades”, acrescentou.
Diante dos relatos, o prefeito Beto Lunitti reforçou os agradecimentos e disse ser um momento de alegria poder firmar esses convênios e parcerias. “Cada dia mais é preciso que o setor público e privado se envolvam para dar qualidade de vida para as pessoas. Temos que colocar nosso empenho em prol da nossa comunidade, fortalecendo laços e criando conexões. Em Toledo, nos últimos anos, estamos nos convencendo que a economia precisa estar a serviço da vida”, concluiu.