Em virtude de mudanças administrativas no Governo do Estado do Paraná, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar passaram a ser órgãos independentes este ano. Em função disto e da promoção do então comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Luís Eduardo Zarpellon, que deixará Toledo após um período de licença, o convênio do Município com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) foi renovado nesta quarta-feira (15) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.
O prefeito Beto Lunitti recebeu a comandante interina do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBM-PR), tenente Marcela Schwendler, e o sargento Emerson Finger de Souza. O objetivo foi renovar o convênio que assegura a “prestação de serviços contra incêndio, socorros públicos e defesa civil pelo Corpo de Bombeiros”. Lunitti confirmou o repasse de R$ 560 mil do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) realizado no último dia 07 de fevereiro. O documento também assegura, até 2027, repasses anuais.
Lunitti manifestou a satisfação e a eficiência dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros local. Deu às boas-vindas à Tenente Marcela, que deve ser promovida a capitã e comandante definitiva do grupamento em Toledo. “O que for para o benefício da população, principalmente para salvar vidas, somos parceiros e nossas portas estão sempre abertas para o diálogo franco”, frisou Lunitti.
A primeira tenente falou sobre a adesão do convênio do Siate e agradeceu a receptividade. “É muito importante esse tipo de ajuda para pronta resposta de autoeficácia que o corpo de Bombeiros tem feito em todas situações de emergência. Então o apoio da prefeitura é fundamental. A gente trabalha de mãos dadas mesmo. Apesar do Corpo de Bombeiros ser um órgão do Estado, é necessário esse termo de cooperação entre os órgãos, do município com estado, porque juntos a gente consegue estar dando o melhor atendimento para a sociedade, que é o que realmente importa, que a gente possa salvar vidas e atender toda a população. E é isso que temos conseguido fazer graças a Prefeitura de Toledo”, avaliou Schwendler.