Com o intuito de conhecer as boas práticas adotadas pela administração municipal no manejo de resíduos sólidos, como a cobertura de 100% do território urbano com a coleta seletiva, o coordenador do interior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rômulo Quintino, esteve no município de Toledo nesta quarta-feira (19). O representante do Governo do Paraná foi recepcionado por uma equipe do governo, chefiada pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. Essa foi a segunda visita técnica para busca de experiências em Toledo nesta semana.
O secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, apresentou um resumo sobre
o trabalho realizado pela Prefeitura de Toledo. “Temos um aterro sanitário e agora estamos avançando para nossa segunda unidade, bastante moderna, com estação de tratamento de efluentes (ETE). Além disso, ampliamos a coleta seletiva porta a porta com toda a sede do município sendo atendida, e também os contêineres amarelos, exclusivos para recicláveis, em diversos pontos no municipio”, explicou.
Junior ainda acrescentou que ocorreram melhorias para os integrantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo (ACATOL). “Conseguimos organizar o trabalho, com algumas vantagens para os associados. Em 2020, a renda média diária era de aproximadamente R$ 35,00. Atualmente, chega perto dos R$ 90,00”. Alguns subsídios do município também ampliaram o número de materiais aproveitados para comercialização, como embalagens de plástico (como as de salgadinhos) e isopor, evitando que esses itens acabassem nas células do aterro sanitário.
Representando o prefeito Beto Lunitti, que cumpria agendas em Cascavel, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt destacou o modelo de parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo (ACATOL), o que resultou em diversas melhorias, uma delas a inclusão no Passe Social, programa que prevê a gratuidade no transporte coletivo para alguns grupos de munícipes. “Também temos diversas ações que beneficiam toda a comunidade, como o Aluno Conectado, programa que tem levado tecnologia e inovação para as escolas e centros municipais de educação infantil”, comentou.
Após as explanações, Rômulo elogiou a gestão dos resíduos sólidos realizada pela administração municipal. “Temos um grande desejo em estar mais próximos dos municípios. Toledo, de amplo conhecimento, é uma cidade à frente de outras no que diz respeito à coleta e destinação dos resíduos sólidos. Outro ponto a ser destacado é a parceria com os catadores de recicláveis, algo que tem dado muito certo. Nosso objetivo aqui era colher informações para compartilhar com quem ainda precisa avançar e também nos colocar à disposição para apoiar iniciativas daqui, pois sabemos que o trabalho se faz com muita seriedade”, disse coordenador do interior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rômulo Quintino.
O representante do Governo do Paraná ainda destacou que essa proximidade com os municipios é o interesse do governador Ratinho Júnior e também do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável Waldemar Jorge.