Com o objetivo de conhecerem a parceria público-privada (PPP) da iluminação pública, representantes de 10 municípios que fazem parte do Conselho Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) estiveram em Toledo nesta quarta-feira (16). A agenda da comitiva, formada por aproximadamente 30 pessoas (prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores), foi iniciada pela manhã com um encontro no Auditório Acary Oliveira (anexo ao Paço Municipal Alcides Donin) com integrantes do governo municipal liderados pelo prefeito Beto Lunitti e pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt.
O encontro foi intermediado por executivos da Caixa Econômica Federal, responsável pelo processo que viabilizou a PPP em Toledo. Representantes do governo federal e do Verificador Independente deste contrato também acompanharam o grupo, que é formado por todos os membros da Associação dos Municípios Centro-Sul do Paraná (Amcespar): Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Irati, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.
Na parte da tarde, a comitiva participou de reuniões com as áreas técnicas das secretarias da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos e do Planejamento, Habitação e Urbanismo. Em seguida, fez visitas ao Centro de Controle de Operações (CCO) e a pontos estratégicos do parque luminotécnico.
Pronunciamentos
A reunião foi iniciada com as falas de Beto e Ademar, que deram as boas-vindas aos visitantes, além de apresentarem detalhes de como foi o processo que culminou no estabelecimento da PPP. “É uma grande honra receber esta visita, pois nosso exemplo pode inspirar os municípios de onde vieram a oferecer um serviço ainda melhor para as suas respectivas populações. A exemplo de vocês, nós também fomos atrás de outras cidades que já tinham colocado em prática este modelo e, a partir destas observações, conseguimos corrigir em tempo as falhas que havia na proposta inicial. Os investimentos que estamos fazendo privilegiam tanto a questão da segurança quanto a econômica, pois uma cidade mais iluminada torna-se mais atrativa para investidores e moradores da região. É um espelho da harmonia institucional e estética que se percebe em Toledo, aspecto fundamental para o nosso desenvolvimento”, pontua o prefeito, que convidou a comitiva para conhecer as escolas da rede municipal. “Fico feliz em poder repassar os conhecimentos que são criados a partir das boas políticas públicas praticadas em Toledo. Elas são frutos de uma gestão na qual prefeito e vice trabalham junto, sem perderem tempo em falar mal do adversário. Político que gasta energia com isso, não entrega resultado para a população”, salienta o vice-prefeito.
Após a recepção, foram exibidos vídeos institucionais do município e da PPP. A seguir, o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge David Derbli Pinto; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; o secretário da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos de Toledo, Maicon Bruno Stuani; o Gerente de Filial, da Gerência Executiva de Governo (com sede em Curitiba) da Caixa, Célio Américo Alves Izidoro; e a diretora de Programas da Secretaria Especial do Programa de Parcerias para Investimentos (Seppi), Mara Souza, fizeram uso da palavra.
Dudu, Maicon e Mara orientaram os convidados sobre os meios necessários para a PPP da iluminação pública ser viabilizada e gerar bons resultados. “Os legislativos de cada município terão que aprovar essa parceria público-privada, daí a importância de haver um bom relacionamento entre este poder e o Executivo. É dessa parceria, desde que focada em eficiência e transparência, que se constroem soluções para os problemas”, avalia o presidente da Câmara. “Aconselho que, no decorrer deste processo e depois que tudo estiver encaminhado, vocês se cerquem dos melhores profissionais disponíveis nos seus quadros para lidar com esta questão da iluminação pública. Afinal, à medida que a população percebe os avanços, o grau de exigência do cidadão sobe, e é preciso estar preparado. Já temos 80% da sede do município com iluminação LED e mais novidades estão para acontecer nos próximos meses. No que precisarem, podem contar com a nossa equipe para sanar as dúvidas”, observa o secretário. “Sou da Bahia e fico encantada com a cultura cooperativista que existe no Paraná. É um ponto positivo para os municípios do Conder, pois o modelo de PPP também obriga o gestor a pensar de maneira diferente da convencional. A primeira parceria público-privada na área de saúde no Brasil foi elaborada por mim, mas a transferência de responsabilidades de um serviço público para uma empresa não vai mudar a cobrança que as agentes públicos receberão da população, mas certamente vai oferecer uma resposta com mais agilidade e qualidade à população”, destaca a diretora.
Jorge e Célio falaram dos motivos que trouxe a comitiva até Toledo. “Vimos para Toledo por indicação da Caixa, pois temos aqui um exemplo bem-sucedido de PPP na iluminação pública. Está sendo um prazer visitar esta cidade tão linda e espacial, que antes só conhecia quando passava de carro pela rodovia”, comenta o prefeito de Irati. “Queremos replicar o case de Toledo em novas parcerias público-privadas nesta área, mas também em outras, como gestão de resíduos sólidos e, futuramente, de estradas rurais. Somos uma instituição tradicional, com 162 anos de história, mas que está atenta às inovações, que abraça o compromisso que os agentes políticos têm de trabalhar pela qualidade de vida da população”, compara.