Toledo obtém terceira melhor nota em levantamento do TCE-PR

Publicado: Seg, 05/12/2022 14:34 | Modificado: Ter, 06/12/2022 17:42
  • Toledo obtém terceira melhor nota em levantamento do TCE-PR
    Toledo obtém terceira melhor nota em levantamento do TCE-PR

 

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), divulgado na última sexta-feira (2), apontou que Toledo obteve a terceira maior nota  (99,43%) no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). Em franca ascensão, o município subiu mais 40 posições em relação a 2021 ao cumprir 120 dos 122 itens previstos..  

Esta média é somente inferior às obtidas por Santa Izabel do Avaí (99,62%) e às 16 prefeituras que ganharam conceito máximo (100,00%). Estão neste rol os municípios de Astorga, Campo Mourão, Cianorte, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Guamiranga, Ibiporã, Ipiranga, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Palmas, Rio Azul, Roncador e Sertaneja. 

Para o prefeito Beto Lunitti, a conquista reflete o zelo com que os trabalhos da administração pública são conduzidos. “É isso que queremos. Mostrar que Toledo tem uma gestão séria. Agradeço aos setores envolvidos, em especial ao Controle Interno e a Ouvidoria Geral, por nos auxiliar na busca por total transparência no que envolve as ações e recursos públicos”, disse Beto. 

Desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR em 2018, o ITP baseia-se nas informações obtidas a partir de um questionário composto por 122 itens que é enviado para as prefeituras - Toledo adequou-se de forma satisfatória a 120. Dividida em cinco eixos (Transparência Ativa, Poder Executivo, Transparência Passiva, Boas Práticas e Informações Prioritárias), a aferição leva em conta a qualidade das informações fornecidas no Portal da Transparência dos governos municipais a partir de análise realizada por estudantes do primeiro ao quinto anos do curso de Direito da Universidade Positivo, sob a orientação de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.